MENU

Marco internacional é reconhecido na ZF

O acordo internacional estabelece as relações entre os trabalhadores e a empresa que devem ser respeitadas em todas as unidades espalhadas pelo mundo. No Brasil, a ZF tem seis unidades e a Rede Sindical dos Trabalhadores (foto) se reúne anualmente desde 2008

Publicado: 07 Dezembro, 2012 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Após sete anos de lutas e negociações, os trabalhadores na ZF Sachs do Brasil conquistaram da matriz, na Alemanha, o reconhecimento do Acordo Marco Internacional, que regulamenta as relações entre trabalhadores e a empresa nas plantas do grupo em todo o mundo.

O documento é resultado da união entre companheiros brasileiros e europeus, e começou a ser construído após a visita de uma comitiva de metalúrgicos alemães às fábricas da ZF no Brasil, em 2005.

“Nesse encontro entendemos a necessidade de formarmos um comitê nacional no Brasil para elaborar pautas conjuntas”, relembrou Paulo Marcio Nogueira, o Arrepiado, coordena-dor do CSE na fábrica em São Bernardo.

A partir daí, trabalhadores nas fábricas da ZF em São Bernardo, Sorocaba (com três plantas), Belo Horizonte e Araraquara passaram a realizar encontros anuais para debater o futuro da empresa, a partir de 2008. O último aconteceu entre os dias 21 e 23 de novembro, em Sorocaba, quando todos os itens do Acordo Marco Internacional foram avaliados.

Participação internacional

Vale lembrar que com o grupo brasileiro formado, surgiu a oportunidade de participar dos encontros anuais do Comitê Europeu de Trabalhadores do Grupo ZF. Um fato inédito, já que o espaço era ocupado só por trabalhadores daquele continente.

Paulo Arrepiado e João Evangelista, trabalhador na ZF em Sorocaba, foram escolhidos pelo comitê brasileiro para participar dos encontros europeus. Dessas reuniões nasceu o Acordo Marco Internacional.

“O bom momento que o Brasil passa atraiu a atenção dos europeus, que respeitam o trabalho sindical desenvolvido aqui”, disse o dirigente.

Com o Acordo Marco, os trabalhadores no grupo ZF em todo o mundo terão mais um canal de diálogo entre si, além de estabelecerem uma série de pontos mínimos que devem ser respeitados pela empresa (veja abaixo).

“Essa conquista é a concretização de um sonho para os trabalhadores”, disse Paulo Arrepiado. “Mas o acordo só funcionará com a unidade e organização de todos os companheiros nas fábricas”, finalizou o dirigente.

Principais cláusulas

O Acordo Marco Internacional servirá de código de conduta para as relações entre a ZF Sachs e os trabalhadores nas plantas da fábrica em todo o mundo. Veja os principais pontos do acordo:

- Não à discriminação e sim à igualdade de tratamento;
- Liberdade de associação e direito a negociações coletivas;
- Direito de queixa sem represálias;
- Proteção no trabalho e à saúde;
- Apoio à qualificação dos trabalhadores;
- Reconhecimento e respeito do código de conduta pelos fornecedores da ZF.

Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e CNM/CUT

ZF