MENU

Mercedes-Benz reativa montagem de ônibus da Colômbia

Publicado: 12 Junho, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Daimler retoma a produção de ônibus Mercedes-Benz na Colômbia com a inauguração, no fim de maio, de uma nova fábrica para montagem de chassis localizada na cidade de Funza, região metropolitana da capital Bogotá. Esta será a segunda vez que a empresa monta ônibus no país: em 2012, iniciou a armação dos chassis em uma outra unidade, que foi desativada. Nesta atual, com um investimento equivalente a US$ 2 milhões, a unidade conta com uma área de 11 mil metros quadrados e tem capacidade para montar 4 mil unidades por ano em regime de CKD, no qual recebe os chassis totalmente desmontados, fabricados no Brasil em São Bernardo do Campo (SP).

“Este é um momento muito importante para o Grupo Daimler, que deu todo o apoio para a construção da nova planta. Podemos assim atender às novas necessidades e exigências do mercado colombiano, satisfazendo às mais altas expectativas dos clientes locais. Temos hoje nossa primeira planta de ônibus com a avançada tecnologia BlueTec 5 da Mercedes-Benz. Assim, seguimos avançando com o compromisso de oferecer ao mercado veículos para transporte coletivo que atendem às normas vigentes em todas as cidades colombianas e nos demais países da região”, disse Mathias Held, presidente da Daimler Colômbia, durante cerimônia de inauguração, onde também participaram o presidente do país, Juan Manuel Santos Calderón.

A princípio, serão montados seis modelos de chassis de ônibus, indicados para aplicações como os sistemas integrados de transporte urbano, serviços intermunicipais, serviços especiais e transporte escolar.

Com a inauguração da fábrica em Funza, a Daimler soma cinco unidades dedicadas a veículos comerciais na América Latina: três no Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), onde fabrica caminhões e chassis de ônibus, Juiz de Fora (MG), também produtora de caminhões, e uma central de distribuição de peças e pós-venda em Campinas (SP). Na Argentina, possui uma unidade fabricante da linha de vans Sprinter e agora a unidade colombiana de chassis de ônibus.

A Mercedes-Benz está presente na Colômbia desde 1948, mas só em 1998, a representação local passou a ser uma filial do Grupo Daimler. Os veículos montados na primeira fábrica ganharam o mercado local por atender todos os requisitos da norma ambiental do SITP - Sistema Integrado de Transporte Público - da capital Bogotá, que mantém o Transmilenio, referência mundial em transporte coletivo. Atualmente mais de 60% dos veículos integrados ao sistema são Mercedes-Benz.

(Fonte: Automotive Business)