MENU

Após manifestação, Mercedes reabre negociação e pode recontratar 244 trabalhadores

Publicado: 09 Janeiro, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Adonis Guerra
Mercedes reabre negociação e pode recontratar 244 trabalhadores Mercedes reabre negociação e pode recontratar 244 trabalhadores
Ato contra demissão contou com participação de familiares dos trabalhadores demitidos

A Mercedes abriu negociação com o sindicato dos Metalúrgicos do ABC e pode recontratar os 244 trabalhadores que haviam sido desligados no início de dezembro. Na manhã desta sexta-feira (9), durante manifestação na porta da fábrica, em São Bernardo, a empresa se comprometeu ao diálogo. A primeira reunião será realizada já na tarde desta sexta. 

Ainda na manhã desta sexta, cerca de três mil trabalhadores da produção de caminhões da montadora alemã cruzaram os braços por duas horas em solidariedade aos demitidos. Representantes de outras categorias, como metroviários, bancários e professores também apoiaram o movimento.

"A empresa não pode simplesmente cortar porque ela precisa ganhar competitividade, mas, sim, entender o peso social que exerce quando um trabalhador é mandando embora. Mostrar a cara e o tamanho dessas famílias que encerraram o ano com a noticia de demissão foi o que trouxe este protesto”, disse o diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moises Selerges.

Durante o ato, o dirigente afirmou que a empresa fez contato com o sindicato e que se comprometeu a conversar sobre o caso. “ Estamos na expectativa de que voltem atrás. Vamos preparados para a reunião para buscar a readmissão. A empresa tinha um acordo de renovar o lay off até abril para os 1.015 funcionários que estavam afastados."

Manifestação na Anchieta
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, afirmou após a manifestação de que o ato em defesa ao emprego previsto para ocorrer na próxima semana está mantido. “ Mesmo que a Volks e a Mercedes voltem atrás, vamos manter a caminhada na Anchieta. Precisamos solicitar uma pauta de diálogo com o Governo Federal e Estadual sobre uma série de itens em defesa ao emprego. Este é o momento para esta luta."

A passeata irá contar com a presença de funcionários de todas as montadoras e autopeças da base do sindicato. Entre os itens citados por Marques estão o programa de proteção ao emprego, renovação da frota de caminhões e acabar com a rigidez de acesso ao crédito que, de acordo com o sindicato, engessa o consumo e com isso coloca os empregos de todos os setores em risco.

(Fonte: Michelly Cyrillo - ABCD Maior)

ABC