MENU

Metalúrgicos da CUT repudiam atentado contra presidenta do Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis (RJ)

Publicado: 26 Janeiro, 2018 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Os metalúrgicos e as metalúrgicas da CUT repudiam veemente às agressões verbais, ameaças e atentado sofrido pela presidenta do Sindicato dos Metalúrgicos de Angra dos Reis (RJ), Cristiane Marcolino. A atitude machista e violenta de dois cipeiros do Estaleiro Brasfels não reflete a conduta da categoria metalúrgica, que sempre lutou pelos direitos trabalhistas e sociais de mulheres e homens.

Numa tentativa de afastá-la da luta, os agressores, que fazem parte da oposição ao Sindicato, utilizam calúnias e difamações para menosprezar a participação da companheira no movimento sindical, atacando a sua dignidade e desqualificando sua capacidade no cargo. Neste momento crítico para a sociedade brasileira, essa é uma amostra de como os discursos de ódio têm exposto e agravado mais ainda a misoginia e o machismo no país. Neste caso, e em tantos outros, direcionados a uma mulher, metalúrgica e sindicalista, que luta diariamente em defesa dos direitos de toda a classe trabalhadora.

Cristiane é uma lutadora incansável, exemplo de que a participação das mulheres nas lutas sindicais precisa ser exaltada. A violência de gênero é extremamente nociva ao movimento sindical, que luta pela por uma sociedade livre da opressão e da exploração. Por isso, devemos combater diariamente essas práticas que lesam fisicamente e moralmente as mulheres.

A CNM/CUT manifesta total solidariedade com a companheira Cristiane e nos colocamos à sua disposição para mais esta luta contra o preconceito de gênero.

Somos todos (as) Cristiane!
Somos forte, somos CUT!

Marli Melo – Secretária de Mulheres da CNM/CUT
Paulo Cayres – Presidente da CNM/CUT

(Fonte: Assessoria de imprensa da CNM/CUT)