MENU

Metalúrgicos comemoram 35 anos da conquista da Comissão de Fábrica na Ford do ABC

Encontro aconteceu na sede da CNM/CUT e reuniu mais de 40 trabalhadores, de diferentes mandatos da Comissão. Três ex-presidentes do Sindicato também compareceram.

Publicado: 02 Agosto, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Várias gerações deVárias gerações de
Várias gerações de metalúrgicos na Ford estiveram na atividade

O direito à organização no local de trabalho (OLT) sempre foi uma das principais bandeiras da classe trabalhadora. A OLT é a principal base para a solução dos conflitos na relação capital-trabalho e para combater a exploração, além de aproximar mais os sindicatos com as bases. E é, acima de tudo, um sistema democrático de representação no local de trabalho.

Hoje (2) foi uma data especial para os metalúrgicos na Ford de São Bernardo do Campo (SP), para marcar a importância da OLT no seu cotidiano. Mais de 40 trabalhadores se reuniram para celebrar os 35 anos de criação da primeira Comissão de Fábrica naquela montadora.

O encontro aconteceu na sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), em São Bernardo do Campo, e dele participaram metalúrgicos que compuseram a Comissão de Fábrica em diferentes mandatos, desde a composição inicial, em 1981, até o atual conhecido como SUR (Sistema Único de Representação).

Crédito: CNM/CUT
Paulo Cayres recepcionou os participantesPaulo Cayres recepcionou os participantes
Paulo Cayres recepcionou os participantes

Ao longo da reunião, eles relembraram as histórias e lutas travadas no interior da montadora durante seus mandatos e falaram sobre os atuais desafios da categoria e da classe trabalhadora.

Lembraram que a Comissão foi conquistada quando o país ainda vivia sob a ditadura militar e que instrumentos de organização como esse foram fundamentais para a ampliação de direitos não apenas dos metalúrgicos, mas dos trabalhadores, e o reconhecimento do papel sindical nas negociações com os empresários e junto aos governos.

Crédito: CNM/CUT
Guiba, Feijoó e MeneguelliGuiba, Feijoó e Meneguelli
A partir da esq., Guiba, Feijoó e Meneguelli

Entre os participantes, três ex-presidentes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que eram trabalhadores na Ford, estiveram presentes – Jair Meneguelli (que também foi o primeiro presidente da CUT); Guiba Navarro (que presidiu a CNM/CUT na fundação da entidade); e José Lopes Feijoó (que integrou a primeira Comissão de Fábrica) –, além do deputado estadual Teonílio Barba (PT/SP).

Todos foram recepcionados pelo presidente da Confederação, Paulo Cayres, também metalúrgico na Ford.

Na abertura da atividade, também estiveram presentes a diretora do Sindicato do ABC Ana Nice, os ex-diretores Tarcísio Secoli (ex-secretário de Serviços Urbanos de São Bernardo) e Adi dos Santos (ex-presidente da CUT/SP e da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT) e o atual secretário geral da CUT/SP, João Cayres (que também é do SUR na Ford).

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)

ABC