MENU

Metalúrgicos da CUT debatem comunicação em seminário nacional

Evento, que acontece amanhã (31) e quarta (1º de junho) na sede da CNM/CUT, reunirá mais de 50 participantes e terá painéis sobre democratização da comunicação e redes sociais, entre outros.

Publicado: 30 Maio, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: CNM/CUT
--
 

Em tempos de ataque feroz à democracia e do apoio da mídia convencional ao golpe contra o mandato da presidenta Dilma Rousseff e aos direitos dos trabalhadores, a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) vai debater o papel da comunicação para o movimento sindical.

A entidade realiza nestas terça e quarta-feira (31 de maio e 1º de junho) o Seminário Nacional de Comunicação dos Metalúrgicos da CUT, que contará com a presença de mais de 50 participantes, entre dirigentes e jornalistas de federações e sindicatos da categoria de todo o Brasil. A direção executiva da Confederação também participa do evento.

A atividade acontece na sede da CNM/CUT, em São Bernardo do Campo (SP), e, além da troca de experiências e da formulação de propostas para a criação de uma rede de informação dos metalúrgicos cutistas, haverá painéis sobre a democratização da comunicação, sobre redes sociais e sobre os veículos de comunicação de massa geridos pelos trabalhadores.

A abertura do Seminário, às 9 horas desta terça, será feita pelo presidente e pela secretária de Comunicação da CNM/CUT, Paulo Cayres e Cláudia Albertina, e pelo secretário nacional de Comunicação da CUT, Roni Barbosa.

“A democratização da comunicação e os desafios dos trabalhadores” é o tema do painel seguinte e terá a participação da coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), Renata Mielli, do jornalista e blogueiro Renato Rovai – editor da Revista Fórum – e do jornalista na TV Record Rodrigo Vianna, que também é titular do blog Escrevinhador.

O jornalista especializado em marketing digital Gustavo Mello, que atuou na comunicação digital da campanha de reeleição da presidenta Dilma Rousseff, será o responsável pelo painel e oficina “Redes Sociais a serviço dos Trabalhadores”, que acontece no início da tarde de terça. Na sequência, os participantes falarão sobre as experiências de comunicação de suas entidades sindicais.

O Seminário será retomado na quarta-feira (1º), com o painel “Construindo os Instrumentos de Comunicação de Massa dos Trabalhadores", que terá a presença de Bia Pasqualino, editora chefe do jornal Brasil de Fato, Paulo Salvador, diretor da Rede Brasil Atual e da coordenação da TVT dos Trabalhadores (TVT), e Eduardo Guimarães, da Comissão Nacional dos Blogueiros Progressistas e Ativistas Digitais e titular do Blog da Cidadania.

Na sequência, os participantes debaterão a formação da rede de comunicação dos metalúrgicos da CUT e também a do Macrossetor da Indústria da CUT, que congrega as entidades de trabalhadores nos ramos químico, têxtil/vestuário, metalúrgico, construção e alimentação.

O Seminário será encerrado com uma visita à sede da TVT, que também fica em São Bernardo do Campo.

(Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)