MENU

Metalúrgicos da Metalac em Sorocaba aprovam acordo com proteção ao emprego e salário

Trabalhadores terão as jornadas reduzidas por até 90 dias, com direito a salários maiores do que os previstos na MP 936 e estabilidade no emprego; acordo foi aprovado com 100% dos votos favoráveis

Publicado: 11 Maio, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Foi aprovado pelos trabalhadores da Metalac, com 100% dos votos favoráveis, o acordo de redução de jornada e salário, em assembleia virtual realizada entre os dias 8 e 9 de maio. A proposta foi negociada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região, tem vigência de até 90 dias e garante melhores salários e benefícios do que o programa emergencial do governo, a Medida Provisória 936.

O acordo abrange 189 trabalhadores, com direito a voto na assembleia; desses,158 (83,60%) participaram da votação e todos foram favoráveis à proposta. Funcionários de alguns setores da fábrica, como aeroespacial, controladoria e folha de pagamento, não foram incluídos no acordo e continuam com a jornada normal, seguindo as orientações dos órgãos de saúde para a prevenção do contágio pelo novo coronavírus, a Covid-19.

Segundo o secretário de organização do SMetal e membro do Comitê Sindical da Metalac, Izídio de Brito, além da garantia do salário líquido ou o mais próximo desse valor, os trabalhadores terão estabilidade no emprego por até 90 dias. “O Sindicato tem o importante papel de buscar reduzir o impacto de crises econômicas na vida e no bolso do trabalhador, realizando negociações conforme a situação de cada fábrica e de seus funcionários”, conta.

Além disso, Izídio explica que ficou garantido a redução do desconto do convênio médico pago pelos trabalhadores. “Apesar do cenário de incertezas e de ataques ao movimento sindical, o Sindicato já garantiu acordos melhores que a MP 936 para mais de 10 mil metalúrgicos, pensando na segurança financeira e da saúde dos trabalhadores. A luta continua”, conclui.

Assembleia Virtual

A assembleia aconteceu de forma virtual, pela plataforma criada pelo SMetal para evitar aglomerações e garantir a ampla participação dos trabalhadores, o que legitima o processo de negociação do Sindicato, de forma transparente e democrática.

 

*matéria publicada no site da entidade