MENU

Sorocaba (SP): metalúrgicos da Syl Freios conquistam 40 horas semanais

Publicado: 26 Março, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Redução de jornada pode gerar mais empregosRedução de jornada pode gerar mais empregos
Assembleia aprova proposta. Nova jornada pode gerar mais empregos

Após mais de dois meses de negociações entre o Sindicato dos Metalúrgicos e a Syl Sistema de Freios, os trabalhadores da empresa conquistaram uma redução da jornada de 44 para 40 horas semanais, sem redução de salários. A proposta foi aprovada em assembleia na terça-feira (25).

A contrapartida dos trabalhadores para reduzir a jornada é o trabalho em sábados alternados para o 1º e 2º turnos. Porém, com jornada menor do que aquela praticada de segunda a sexta. O primeiro turno, por exemplo, vai entrar às 6h e sair às 12h quando trabalhar no sábado.

Pelo acordo, o 3º turno começa sua jornada semanal em domingos alternados, com entrada às 22h45. Hoje (26), eles iniciam a jornada semanal todos os domingos.


Negociações
No início deste ano, a Syl procurou o Sindicato com a intenção de implantar turnos de 6x2 para atender a demanda por produção na empresa. Após consultar o Comitê Sindical de Empresa (CSE) e demais funcionários da Syl, o Sindicato negou-se a firmar um acordo de 6x2, mas se prontificou a negociar uma nova escala de horários que previsse redução de jornada na fábrica, sem redução de salários.

Após várias rodadas de negociações e duas plenárias com os trabalhadores no Sindicato, chegou-se à proposta aprovada nesta terça-feira.


Mais empregos
Na negociação com o Sindicato, a Syl alegou que precisava mexer no horário para atender novos pedidos de clientes e que a medida iria gerar mais empregos. De fato, a empresa contratou 30 novos funcionários este ano.

A expectativa do Sindicato e do CSE é que a redução da jornada gere ainda mais postos de trabalho. "Foi uma conquista dos trabalhadores, que apoiaram o Sindicato o tempo todo, participaram das assembleias e plenárias e deram sugestões para as negociações", afirma João Evangelista de Oliveira, Secretário-Geral do Sindicato.


25 fábricas
Com a redução para 40 horas semanais, a Syl entra para o elenco de 25 empresas do setor metalúrgico de Sorocaba que operam com jornada semanal menor do que o limite de 44 previsto pela Constituição. Juntas, as 25 fábricas empregam mais de 16 mil metalúrgicos na região.

A redução da jornada é uma das principais bandeiras de luta da CUT desde os anos 90. A central estima que se a jornada máxima de 40h se tornasse lei, seriam gerados 2,2 milhões de empregos no país.

A fabricante de autopeças Syl está instalada no bairro Aparecidinha em Sorocaba e tem cerca de 380 funcionários.

JORNADA REDUZIDA NA CATEGORIA
Empresas metalúrgicas da região com jornada abaixo das 44 horas semanais previstas em Lei.

(Fonte: Imprensa SMetal)

Crédito: Divulgação
ss