MENU

Metalúrgicos na Volkswagen aprovam acordo em Taubaté (SP)

Publicado: 14 Dezembro, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Os metalúrgicos da Volkswagen de Taubaté (SP) aprovaram em assembleia o acordo coletivo para o ano de 2017 com extensão até 2022, garantindo estabilidade no emprego até lá. Os entendimentos entre a montadora e o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté (SP) preveem abono em substituição ao reajuste salarial até agosto do ano que vem, mas com reposição da inflação para os anos seguintes.

O documento assegura também a Participação nos Lucros e Resultados, mas prevê a abertura de um Programa de Demissão Voluntária (PDV). As informações partiram do Sindicato. A entidade, contudo, não informa quando será aberto o PDV, os termos do programa nem quantos funcionários a empresa pretende atingir.

Em agosto de 2015 a unidade tinha cerca de 5 mil funcionários e um excedente de 500. Atualmente, segundo o Sindicato, a fábrica emprega cerca de 4,5 mil trabalhadores. Estima-se que a Volks espera ao menos 200 adesões ao PDV, já que todos os carros feitos na unidade tiveram quedas de venda superiores à média do mercado.

A planta é a única do país a produzir o Up! e o Voyage, cujas vendas no acumulado até novembro tiveram retração, respectivamente, de 29,2% e 43,2% ante os mesmos 11 meses de 2015.

Taubaté também monta o Gol, cujos emplacamentos regrediram 34,3%. A produção do modelo também ocorre na fábrica de São Bernardo do Campo, que em agosto fechou acordo semelhante com o Sindicato local a fim de evitar 3,6 mil demissões.

De acordo com o Sindicato, as condições do documento ainda podem ser rediscutidas por causa da variação do mercado. Em nota, a montadora se mostrou satisfeita pelo entendimento: “A Volkswagen do Brasil considera que a aprovação do novo acordo coletivo pelos empregados de Taubaté representa mais um importante resultado para a unidade, garantindo o equilíbrio entre as necessidades do negócio e dos trabalhadores."

(Fonte: Agência Brasil)