MENU

Metalúrgicos de Minas Gerais debatem indústria nacional e campanha salarial

Publicado: 12 Julho, 2019 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
- -
Cayres (em pé) destacou unidade da classe trabalhadora  

A Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT ( FEM-CUT/MG), a Federação Interestadual dos Metalúrgicos e metalúrgicas do Brasil (FITMETAL BRASIL) e a Federação dos Trabalhadores das Indústrias metalúrgicas e de Material Elétrico de MG ( FEMETALMINAS) realizaram nesta sexta feira, 12, o encontro unitário dos metalúrgicos e metalúrgicas de Minhas Gerais, no auditório da Prefeitura de Betim.

O encontro marca o início da construção da pauta de reivindicações da campanha salarial unificada dos metalúrgicos de minas, que tem data base em 1 de outubro.

Na primeira parte do evento

O presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Paulo Cayres, participou do evento e destacou a importância da unidade da classe trabalhadora. "Neste momento de extremo ataque aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras é imprescindível essa união dos metalúrgicos do estado para a campanha salarial, que inicia em outubro", afirmou Cayres. 

Já Rafael Marques, especialista em trabalho, indústria e comércio, destacou o crescente número de pessoas desempregadas, desalentada e informais fora do radar de qualquer movimento organizado.

O economista Diogo Santos apresentou dados q mostraram o crescente desinvestimento público, q coloca o Brasil muito abaixo da média Nacional.

Para o presidente da FEM-CUT/MG, Marco Antonio, o movimento sindical precisa construir alternativas para gerar empregos neste momento de robotizaçao das empresas.

O conteúdo das apresentações técnicas e de todo debate da parte da manhã vão servir de base para traçar as estratégias para conquistar a valorização dos trabalhadores, através da Convenção Coletiva de Trabalho.

Participaram do evento, diretores dos sindicatos de Belo Horizonte e Contagem, Betim, Juiz de Fora, Santa Luzia, João Monlevade, Sete lagoas, Extrema, Pouso Alegre e Timóteo.

(Fonte: Assessoria de imprensa da FEM-CUT/MG, com informações da CNM/CUT)