MENU

Metalúrgicos de Sorocaba aprovam pauta da Campanha Salarial 2016

Publicado: 04 Julho, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Os metalúrgicos de Sorocaba (SP) aprovaram na noite da última sexta-feira (1º), na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba, a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2016. Durante a assembleia, a diretoria do Sindicato pediu aos trabalhadores união e mobilização para garantir um bom reajuste salarial e avanços nas cláusulas sociais da categoria.

Com o tema "Sem pato, sem golpe, por mais empregos e direitos", a pauta da Campanha tem cinco eixos: não à terceirização e à perda de direitos; estabilidade e geração de empregos; reposição integral da inflação mais aumento real; valorização dos pisos e jornada semanal de 40 horas.

O documento será entregue aos grupos patronais metalúrgicos nesta quinta-feira (7). A bancada de negociações dos trabalhadores é coordenada pela Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT (FEM-CUT/SP). A data-base da categoria é 1º de setembro.

O vice-presidente do Sindicato, Tiago Almeida do Nascimento, relembrou negociações das últimas campanhas salariais da categoria e afirmou que nunca foi fácil. "Mesmo em anos de economia pujante, o sindicato patronal dificultou o máximo possível as negociações, até ingressar na Justiça contras cláusulas sociais da convenção coletiva o patronal fez. E esse ano não será diferente", assegurou.

"O que garante que sairemos vitoriosos nessa conjuntura, onde a perda de direitos é a pauta do dia, é a unificação da categoria para lutar por isso. As cláusulas sociais são importantes, tão importantes quando o aumento dos salários", completou Tiago.

O secretário-geral do Sindicato, Leandro Soares, falou sobre o cenário político atual, que põe em risco a Convenção Coletiva e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), e reforçou a importância da união dos metalúrgicos nesta Campanha.

"Nós enfrentamos uma máquina poderosa, que é a imprensa, o empresariado e, acima de tudo, a direta no país. Nós sabemos que a proposta que está por vir é a regulamentação da terceirização e a flexibilização dos direitos trabalhistas", disse Leandro.

Ele ainda fez o alerta: "Se não nos unirmos e nos mobilizamos, levando o debate para o chão de fábrica, infelizmente o governo interino golpista de Temer passará por cima nós, trabalhadores, como rolo compressor".

De acordo com o secretário-geral da Federação, Adilson Faustino (Carpinha), representantes das categorias que têm data-base no segundo semestre no estado de São Paulo estão programando uma grande mobilização para demonstrar unidade da classe trabalhadora e pressionar o setor patronal.

(Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba)