MENU

Metalúrgicos do ABC pautam cláusula inédita para implantação de novas tecnologias

Proposta prevê que investimentos sejam anunciados com antecedência para que o sindicato possa negociar com as empresas, preservando empregos

Publicado: 13 Agosto, 2020 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Adonis Guerra
Campanha Salarial 2020 Campanha Salarial 2020
Campanha Salarial 2020 

A defesa urgente de um projeto de reindustrialização do país com a nacionalização de componentes, máquinas e equipamentos é um dos principais pontos levantados pelos Metalúrgicos do ABC na Campanha Salarial deste ano. Para ampliar a discussão do assunto, com foco na preservação dos postos de trabalho, o Sindicato propôs a inclusão de uma cláusula social nas Convenções Coletivas de Trabalho específica para prever a implantação de novas tecnologias.

O diretor administrativo do Sindicato, Wellington Messias Damasceno, explica que a cláusula estabelece bases para que os sindicatos possam intervir nestes processos de modernização. “Ela tem a intenção de prever o investimento, a empresa deverá comunicar o sindicato com antecedência. Com a garantia dessa cláusula, podemos atuar para manter os postos trabalho, ter tempo para fazer a recolocação e a recapacitação de trabalhadores que atuarão em tarefas até melhor remuneradas, além da própria reorganização das áreas”.

O dirigente destaca que as novas tecnologias têm um impacto muito grande no emprego e que a participação do Sindicato nesse processo é justamente para minimizar esses impactos. “Essa é uma forma de apontarmos alterações no processo, levando em conta o lado do trabalhador, incentivando novas contratações e aumento da capacidade de produção. Na Campanha Salarial defendemos a nacionalização e a reconversão industrial para reduzir a importação de equipamentos, máquinas e peças, investindo na produção local. Na prática, o que estamos propondo é que precisamos incentivar a pesquisa e desenvolvimento no país, produzir e atualizar nosso parque industrial para dar um salto tecnológico e assim preservar empregos aqui”.

Os Metalúrgicos do ABC que sempre defenderam o desenvolvimento da indústria nacional não são contra investimento em novas tecnologias, muito pelo contrário, como detalha o dirigente. “Não podemos ser pegos de surpresa, vendo a empresa fazer investimentos de uma hora pra outra e só comunicando o Sindicato sobre as demissões. Além de prever esses investimentos, também queremos discutir a forma como serão aplicados e seus impactos em relação aos trabalhadores”.

“Essa é uma cláusula inédita no movimento sindical brasileiro e esse ineditismo vai fazer com que ela sirva de referência para outras discussões, valorizando o diálogo entre sindicato e empresas em defesa da indústria nacional com foco na preservação dos empregos. Agora é lutar para que ela seja incluída na Convenção Coletiva”, concluiu.

Eixos da Campanha 2020

Este ano, os eixos estão focados na exigência de melhores condições de saúde e segurança e garantia de emprego. O tema é “Companheir@s! Tamo junto pela vida, emprego e renda”. Os eixos são: por melhores condições de saúde e segurança; por melhores condições sanitárias e de higiene; aumento salarial; pela manutenção de todos os direitos; pela nacionalização de componentes, máquinas e equipamentos. Outro eixo é a defesa urgente de um projeto de reindustrialização do país.

*Matéria publicada no site do SMABC