MENU

Metalúrgicos do Espírito Santo fazem seu 7º Congresso neste fim de semana

Publicado: 08 Novembro, 2013 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

--
 

Os metalúrgicos do Espírito Santo realizam, neste final de semana (9 e 10), o seu 7º Congresso, que vai debater a política industrial, o mercado de trabalho e a comunicação, entre outros temas.

O evento, promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos, será realizado em Nova Almeida, e reunirá metalúrgicos sindicalizados, autoridades, especialistas e dirigentes sindicais nacionais para a troca de experiências sobre os temas que estarão em debate.

O presidente nacional da CUT, Vagner Freitas, fará a análise de conjuntura, e o presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Paulo Cayres, falará sobre os desafios e as ações conjuntas da categoria que devem ser adotadas no próximo período.

A abertura do 7º Congresso está marcada para as 9 horas deste sábado e a previsão é a de que ele seja encerrado no final da tarde de domingo, após a aprovação das estratégias de luta da categoria para os próximos quatro anos. No encerramento, será realizada a cerimônia de posse da nova diretoria do Sindicato, eleita em junho último.

Além de Vagner Freitas e Paulo Cayres, foram convidados: Anselmo Santos, professor do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) da Universidade de Campinas, que fará painel com o tema “Política de Desenvolvimento Industrial Nacional”; Sandra Bortolin, economista do Dieese, que discorrerá sobre “Política de Desenvolvimento Industrial Estadual”; Leandro Soares, Secretário de Juventude da CNM/CUT, que falará sobre “A Juventude no Mercado de Trabalho”; Valeria Ortega, assessora da Prefeitura de Santo André (SP), que abordará o tema “A Mulher e a Desigualdade Racial no Mercado de Trabalho”; e Suzana Tatagiba, presidente do Sindicato dos Jornalistas do Espírito Santo, que apresentará painel com o tema “Comunicação e Cultura”.

Livro resgata 50 anos de história do Sindicato
Ainda durante o 7º Congresso, será lançado o livro "Da Liga da Maria à Boca de Forno", que resgata os 50 anos de existência do Sindicato dos Metalúrgicos do Espírito Santo, commpletados em 2012. Escrita pela historiadora Diovane Favoreto, a obra será lançada às 19 horas, no hotel onde o congresso da categoria acontece.

O livro traz os acontecimentos que marcaram a história de lutas realizadas em favor dos trabalhadores ao longo destas cinco décadas de atuação do Sindicato, ilustrados com fotos, e a apresentação de todos os metalúrgicos que passaram pela diretoria do Sindicato desde a sua fundação. 

Em mais de 150 páginas, a obra mostra também o perfil da sociedade capixaba na época em que o setor da metalurgia mudou o cenário político e social do Estado, como também as conquistas obtidas pelo sindicato em favor dos trabalhadores.

(Fonte: assessoria de imprensa – Sindicato dos Metalúrgicos do Espírito Santo)