MENU

Metalúrgicos do Estaleiro Atlântico Sul aprovam acordo inédito da campanha salarial

Publicado: 17 Novembro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Metalúrgicos do Estaleiro Atlântico Sul aprovam acordo inédito da campanha salarialMetalúrgicos do Estaleiro Atlântico Sul aprovam acordo inédito da campanha salarial
Campanha salarial foi marcada por grande mobilização dos trabalhadores

Os metalúrgicos do Estaleiro Atlântico Sul (EAS) aprovaram na última quarta-feira (12), a proposta de acordo salarial inédito que põe fim à Campanha Salarial 2014/2015. A assembleia reuniu os trabalhadores no pátio do EAS, no Porto de Suape, Região Metropolitana do Recife, e foi conduzida pelo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco (Sindmetal-PE), Henrique Gomes, filiado à CUT. A data-base da categoria é 1º de setembro

Henrique Gomes explica que o diferencial dessa campanha salarial foi a força da mobilização dos trabalhadores impulsionada pela nova gestão do Sindmetal-PE. “Desde 2007, no Estaleiro, não existia uma representação sindical atuante, em prol dos direitos e conquistas da categoria. Fruto dessa luta conseguimos um reajuste variável entre 8% e 10%, com aumento real de 3,43%, para equivalentes pisos salariais de 5.100 metalúrgicos. Além do aumento de 62% no vale de alimentação”, comemora.

Entre as principais conquistas somam o ganho de insalubridade e periculosidade; a integração de horas extras para adicional noturno, conforme súmula 60 do Tribunal Regional do Trabalho (TRT); o Plano de Cargos e Salários (PCS); o fim das terceirizações; a estabilidade para delegados sindicais; a igualdade do transporte coletivo e do plano de saúde entre funcionários e chefia.

Campanha permanente
Ao longo da assembleia, o presidente do sindicato ainda frisou os compromissos assumidos em sua gestão, empossada no mês de agosto.  O combate à precarização do trabalho, os desvios de funções, a segurança e saúde do trabalhador, o combate ao assédio moral, à redução de acidentes de trabalho são alguns itens inclusos da pauta. “Vamos acompanhar e garantir o cumprimento do acordo, em que a empresa do EAS se comprometeu com a comissão de representação e os sindicatos presentes, em assumir soluções que garantam a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT)”, frisou Gomes. 

Para o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT) de Pernambuco, Carlos Veras, a nova direção do Sindmetal-PE e os trabalhadores estão de parabéns pela forma firme que conduziram as negociações. “Essa conquista é o início das muitas que virão para a categoria metalúrgica. Os companheiros estão bem representados pelo dirigente sindical Henrique Gomes”, avalia.

Carlos Veras ressalta que “é do chão de fábrica que surge as principais demandas dos trabalhadores, com as condições essenciais para fortalecer a organização do macrossetor da indústria, em conjunto aos sindicatos de base CUTista”. Veras, ainda complementa que “Suape é a região que possui uma relevante contribuição no crescimento econômico e na geração de empregos, por isso é fundamental a defesa por mais empregos de qualidade, que garantam uma vida digna e os direitos fundamentais do trabalho”.

(Fonte: Sopia Melo - CUT Pernambuco)