MENU

Araras (SP): metalúrgicos na Duraferro/Bardella paralisam atividades

Publicado: 15 Setembro, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
Desde quinta-feira (14) trabalhadores da empresa Duraferro/Bardella cruzaram os braços reivindicando o pagamento de salários em atrasoDesde quinta-feira (14) trabalhadores da empresa Duraferro/Bardella cruzaram os braços reivindicando o pagamento de salários em atraso
Desde quinta-feira (14) trabalhadores cruzaram os braços reivindicando o pagamento de salários

Os trabalhadores na empresa Duraferro/Bardella estão em greve desde quarta-feira (14) por tempo indeterminado. Os metalúrgicos estão com dois meses de salários atrasados. 

“É uma situação difícil que estamos acompanhando de perto. Muitos trabalhadores estão com pendências de aluguel, contas e até com dificuldade para suas necessidades básicas de alimentação por causa desse atraso”, afirmou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Araras (SP), Luiz Carlos Proni.  “O Sindicato tem dado todo o suporte e também pede a solidariedade de toda a cidade. Todas as tentativas de negociação foram frustadas e os trabalhadores decidiram que não havia mais condições de permanecer em atividade”, completou.

Indisponibilidade de bens
Sem uma perspectiva de rápida solução o Sindicato ingressou com ações judiciais contra a empresa Duraferro. As medidas jurídicas visam exigir o cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho que estabelece os prazos para pagamento dos salários e adiantamento (vale) com a aplicação de multa, juros e correção monetária. Além disso, o Sindicato também cobra o recolhimento do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) que também não está sendo realizado há meses.

Em uma dessas ações o Sindicato requisitou o bloqueio dos bens da empresa Duraferro. A Justiça do Trabalho determinou a indisponibilidade do imóvel (terreno e prédio) em que a empresa está instalada na Estrada Municipal Fábio da Silva Prado. “Existe franca possibilidade de que a empresa venha a se tornar insolvente, inviabilizando o pagamento das verbas de natureza alimentar devidas aos trabalhadores, impondo-se o deferimento da tutela de urgência formulada em exordial, pelo que declaro, com base no artigo 185-A do CTN, a indisponibilidade do imóvel”, decidiu o Juiz do Trabalho de Araras, Luis Rodrigo Fernandes Braga.

Duraferro/Bardella
A Duraferro foi fundada em Araras no ano de 1985 atuando no setor de pontes rolantes e laminação siderúrgica. No ano de 2009 a Duraferro foi adquirida e passou a ser administrada pela Bardella S.A. Indústrias Mecânicas. A controladora Bardella foi fundada em 1911 e atua no fornecimento de equipamentos para os setores de industriais de Metalurgia, Energia, Petróleo, Gás, Movimentação de Materiais, Aços Trefilados e Aços Laminados.  Em Araras a Duraferro/Bardella atualmente conta com cerca de 200 funcionários. 

O Sindicato apurou que outras empresas do grupo Bardella em outras cidades também estão com salários atrasados. O grupo Bardella está presente com unidades também em Sorocaba (SP), Guarulhos (SP) e Porto Velho (RO).

(Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Araras)