MENU

Metalúrgicos fazem ato em São Paulo pela renovação da frota de caminhões no Brasil

Manifestação foi em frente à sede regional do Ministério da Fazenda e reuniu cerca de três mil trabalhadores. Entre outras coisas, projeto estimula geração de empregos e aquecimento econômico.

Publicado: 02 Abril, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: CNM/CUT
Metalúrgicos protestam em São Paulo pela renovação da frota de caminhões no BrasilMetalúrgicos protestam em São Paulo pela renovação da frota de caminhões no Brasil
Cerca de três mil metalúrgicos participaram do ato na manhã desta quinta-feira (2)

Metalúrgicos realizaram uma manifestação na manhã desta quinta-feira (2) a favor da renovação da frota de caminhões no país, como forma de estimular a criação de empregos no setor, reduzir a poluição do ar e aumentar a segurança no trânsito das estradas brasileiras. O ato aconteceu em frente à sede regional do Ministério da Fazenda, em São Paulo.

A manifestação foi convocado pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT) e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM/Força Sindical) e contou com a presença de três mil tralhadores. Participam trabalhadores da base do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista - considerado o maior polo produtor de caminhões do país, com as empresas Mercedes-Benz, Scania e Ford -, além de metalúrgicos de Curitiba e Ponta Grossa (PR), Sete Lagoas (MG) e Resende (RJ).

Participaram também o presidente nacional e o secretário geral da CUT, Vagner Freitas e Sérgio Nobre, o presidente e secretário geral da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), Paulo Cayres e João Cayres, o presidente estadual da CUT/SP, Adi dos Santos, os presidentes da Federação de Metalúrgicos da CUT de São Paulo (FEM/CUT-SP), Luiz Carlos da Silva Dias, do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, além de dirigentes da Força Sindical.

Crédito: Roberto Parizzoti
Paulo Cayres destacou importância da renovação de frota para geração de empregosPaulo Cayres destacou importância da renovação de frota para geração de empregos
Paulo Cayres destacou importância da renovação de frota para geração de empregos

Em sua intervenção, o presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), Paulo Cayres, disse que já foi encaminhado um projeto ao governo federal propondo novas formas de financiamento para contemplar de caminhoneiros individuais a grandes transportadoras e estimular a renovação da frota. “O projeto contribui para incrementar a produção nacional de caminhões. Irá funcionar ainda como um mecanismo para garantir empregos nas montadoras, aquecer a economia, além de contribuir para prevenção de acidentes de trânsito e melhoria no meio ambiente, uma vez que os caminhões mais novos emitem menos poluentes”, destacou.

Crédito: Roberto Parizotti
João CayresJoão Cayres
João Cayres fala da importância de baratear crédito para financiamento de caminhões

Já o secretário geral e de Relações internacionais da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT), João Cayres, afirmou que essa é uma pauta antiga da categoria e que o projeto propõe novas formas de financiamento. “Tem vários motoristas hoje no Brasil que andam com caminhões com mais de 30 anos, o que gera problema na fluidez do trânsito. O setor de caminhões está passando por um momento complicado, porque houve aumento na taxa do Finame [Financiamento de Máquinas e Equipamentos] e não se compra caminhão se não tiver uma taxa de financiamento com juros baixos”, contou. 

O presidente da CUT nacional, Vagner Freitas, ressaltou que a renovação de frota é necessária para desenvolver a economia e gerar mais empregos. “Queremos e exigimos respostas da equipe econômica.  Ao mesmo tempo que a CUT estará ao lado da presidenta, pronta para lutar contra golpes, exigimos mudanças na política econômica do governo”, disse.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)