MENU

Militantes fazem vigília em frente ao prédio onde mora ex-presidente Lula

Publicado: 17 Outubro, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Roberto Parizotti
Rafael Marques: vamos defender nosso legadoRafael Marques: vamos defender nosso legado
Rafael Marques: vamos defender nosso legado

Diante de notícias que correram neste final de semana pelas redes sociais e até mesmo pela imprensa tradicional, de que Lula poderia ser preso na manhã desta segunda-feira (17) ou nos primeiros dias da semana, um gupo de militantes e dirigentes sindicais reuniu-se diante do edifício onde o ex-presidente Lula mora, em São Bernardo do Campo (SP), para uma vigília de “proteção”. 

Os primeiros militantes chegaram já na noite de domingo, por volta das 22h. A vigília prosseguiu até as 8 da manhã desta segunda. Havia aproximadamente 200 pessoas, que portavam cartazes contra a prisão de Lula, pelo “Fora Temer” e bandeiras do PT.

A Polícia Federal não apareceu por lá mas, segundo o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques, a mobilização serviu para mostrar que “vamos lutar para defender nosso legado”, conforme ele disse ao encerrar a vigília.

Boatos?
O blog da Cidadania, de Eduardo Guimarães, garantiu, em postagem na última sexta-feira (14), que a prisão de Lula era certa. De lá pra cá, nas redes sociais, informações truncadas sobre o assunto foram divulgadas. No Facebook, houve postagens que afirmavam ser a notícia um boato plantado pelo MBL (Movimento Brasil Livre) para confundir a militância e desviar a atenção de temas urgentes, como a PEC 241.

De qualquer maneira, militantes mais antigas, como Cida Lima, dirigente do movimento de Mulheres do Itaim Paulista, extremo Sul da cidade de São Paulo, crê que o momento não é para vacilo. Ela, que esteve na vigília, disse “decepcionada” com o pequeno número de pessoas que participou da mobilização.

Voltar para as bases
“A situação que a gente está vivendo é muito grave. Eu me lembro em 1979, quando o Lula foi realmente preso, fomos em multidão para São Bernardo”, conta. “A militância tem de voltar para as bases agora e explicar para o povo o que está acontecendo. O povo está dormindo, a Globo conseguiu enganar todo mundo”, analisa.

Para ela, as redes sociais não são suficientes para mobilizar. “Temos de abandonar o comodismo”.

Exílio de Lula?
Lula afirmou, em recente ato com os movimentos sociais, que se fosse necessário, se exilaria em Guaranhuns (PE), cidade onde nasceu. Foi uma troça em relação à possibilidade, aventado por uns e defendida por outros, de que ele se ausentaria do país ou pediria abrigo em alguma embaixada estrangeira. Por mais de uma ocasião, o Instituto Lula divulgou notas desmentindo notícias espalhadas pelos meios de comunicação de que o ex-presidente estaria em tratativas para exilar-se do país.

(Fonte: Isaías Dalle, CUT Nacional)

ABC