MENU

Ministro do Trabalho tenta deter demissões em massa na CSN

Publicado: 16 Fevereiro, 2009 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, está tentando evitar novas ondas de demissões na Companhia Siderúrgica Nacional (CSN). Ele viajou na sexta-feira (13) à Volta Redonda, sede da empresa, para intermediar uma negociação entre os trabalhadores e a diretoria da CSN.

Desde dezembro, já foram demitidos mais de mil funcionários. E outros mil estaria com os dias contados, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos do Sul Fluminense.

Lupi se encontrou à noite com o presidente do sindicato, Renato Soares, que alertou para a possibilidade de o desemprego em massa levar o caos à cidade, que tem na CSN sua maior fonte de recursos. Segundo o sindicalista, cada trabalhador ganhava em média R$ 1 mil, o que representaria a perda de R$ 1 milhão por mês na economia local.

"Isso vai trazer um problema social muito grave, com a diminuição da renda e o aumento da violência. Nós não concordamos que uma empresa que toma recurso do governo federal faça demissões em massa", disse Soares.

Segundo o sindicalista, duas montadoras com sede na região, Volkswagen e Peugeot, foram mais flexíveis e evitaram a dispensa de trabalhadores por meio da redução de carga horária, banco de horas, suspensão de contratos de trabalho e concessão de férias coletivas.

A CSN foi procurada e informou, através de sua assessoria de imprensa, que não iria se pronunciar sobre o assunto.

Fonte: Agência Brasil

CSN