MENU

Mitsubishi admite manipulação em testes de consumo de combustível

Publicado: 20 Abril, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A fabricante japonesa de veículos Mitsubishi Motors reconheceu nesta quarta-feira (20) que manipulou dados sobre eficiência energética de seus miniveículos, os chamados "kei cars", um caso que afeta cerca de 625 mil automóveis desse tipo vendidos no Japão, informaram as agências internacionais.

A Mitsubishi manipulou o processo de teste de consumo de combustível de modo que os resultados refletiram dados melhores que os reais de eficiência energética, explicou o presidente da companhia, Tetsuro Aikawa, em em Tóquio.

A manipulação dos testes ocorreu por meio de uma modificação da pressão de ar aplicada aos pneus, o que influenciou os dados sobre o consumo de combustível divulgados às autoridades japonesas sobre 4 modelos de miniveículos (que possuem motores inferiores a 660 centímetros cúbicos) comercializados no Japão.

A manipulação afeta 157 mil unidades dos modelos ek Wagon e ek Space produzidos pela Mitsubishi desde 2013, e outras 468 mil unidades do Dayz e do Dayz Roox, que são produzidos pela Mitsubishi e comercializados pela Nissan.

A Mitsubishi descobriu que os dados eram equivocados após realizar uma pesquisa interna, cujos resultados foram transferidos às autoridades japonesas, anunciou o presidente na entrevista coletiva realizada na sede do Ministério de Transporte, Infraestrutura e Turismo.
"Seguiremos investigando o que aconteceu e quem são os responsáveis", afirmou Aikawa, que também anunciou que a companhia solicitou a formação de uma comissão de investigação independente.

O responsável da Mitsubishi acrescentou que a companhia decidiu interomper a produção e a comercialização de todos os modelos citados e pediu "sinceras desculpas" aos consumidores afetados, para os quais a empresa estuda oferecer compensações.

Além disso, Aikawa afirmou que, "considerando a gravidade do caso", a empresa vai revisar os dados sobre consumo energético de outros modelos exportados para outros países, cujos testes variam segundo cada legislação nacional.

As ações da fabricante japonesa despencaram hoje mais de 15% na Bolsa de Tóquio depois que a companhia anunciou que o presidente ofereceria uma entrevista coletiva para comentar irregularidades em seus controles de emissões poluentes. Foi a maior queda desde julho de 2014.

Os modelos de minicarros são muito populares no mercado japonês graças ao baixo custo de manutenção, à eficiência no consumo de combustível e seu tamanho reduzido, além de terem incentivos fiscais.

Brasil não é afetado
A HPE Automotores do Brasil, representante da Mitsubishi no Brasil, divulgou uma nota esclarecendo que os modelos que apresentaram divergência nos testes nunca foram produzidos nem comercializados no Brasil e são exclusivos do mercado japonês.
"A HPE, representante dos veículos da marca no Brasil, cumpre e sempre cumpriu 100% da regulamentação e das normas exigidas pelos órgãos brasileiros", afirmou a empresa em nota.

"A MMC – Japão, titular da marca, dentro do habitual compromisso com a qualidade e cumpridora de suas obrigações legais, já está tomando todas as medidas para adequar os modelos citados acima à regulamentação japonesa", completou.

Fraudes
A manipulação representa o maior escândalo na Mitsubishi Motors desde que um defeito foi maquiado há cerca de uma década. Em 2000, a Mitsubishi Motors revelou que escondeu registros de segurança e reclamações de clientes.

Quatro anos depois, a empresa admitiu problemas mais amplos que remetiam a décadas antes. Foi o pior escândalo de recall automotivo do Japão na época, informou a agência Reuters.

A empresa é a primeira montadora japonesa a informar má conduta envolvendo testes de economia de combustível, desde a descoberta no ano passado de que a Volkswagen fraudou testes de emissão em veículos a diesel.

(Fonte: G1)