MENU

Morena, partido de Obrador, lidera legislativo e conquista prefeitura da capital

Publicado: 04 Julho, 2018 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Além de ter ganho a Presidência da República, o Movimentação pela Regeneração Nacional (Morena), partido de Andrés Manuel López Obrador, também saiu vitorioso na disputa pelo segundo cargo mais importante do país: o governo do Distrito Federal. A nova chefe do governo da Cidade do México é a cientista Claudia Sheinbaum Pardo, que venceu com cerca de 47% dos votos, segundo o Instituto Nacional Eleitoral  (INE).

Claudia Sheinbaum é a primeira mulher eleita para administra a Cidade do México e terá o desafio de resolver problemas complexos, como a falta de abastecimento de água, o aumento da violência, o desemprego e a pobreza.

No Congresso Nacional a correlação de forças, até o momento, também favorece ao Morena, que conta com 41% das vagas da Assembleia dos Deputados Federais. O PAN, a maior força política da oposição, está com 18%. O PRI tem 16%. No entanto, o percentual de votos apurados é de 60%, portanto a correlação de forças ainda não está definida. Os resultados finais serão divulgados na terça-feira (3).

Até o momento, os números oficiais mostram que vitória de López Obrador foi maior do que apontavam as pesquisas de intenção de voto de boca de urna - que indicavam vantagem de 20%. Com 70% dos votos apurados, o Instituto Nacional Eleitoral (INE) informou que os dados preliminares mostram que Obrador ganhou com 53% dos votos válidos, enquanto seu principal adversário, o candidato Ricardo Anaya, do Partido de Ação Nacional, obteve 22%. Já José Antonio Meade, do Partido Revolucionário Institucional (PRI), do atual presidente Enrique Peña Nieto, teve apenas 15% dos votos. De acordo com o INE, a participação foi de 63%. Cerca de 86 milhões de mexicanos estava aptos a votar.

Obrador foi enfático durante sua campanha ao afirmar que o grau de mudança de seu governo dependerá da composição do Congresso. Com dois terços do parlamento, ele poderia alterar inclusive a Constituição Federal, no entanto uma maioria simples (50% mais 1) limitaria seu governo.

Nessas eleições oito, dos 32 estados, realizaram eleições para governadores. O partido Morena venceu em cinco deles. Além da Cidade do México (DF), vai governar os estados de Chiapas, Morelos, Tabasco (estado de Obrador) e Veracruz.

Repercussão internacional

Na manhã dessa segunda-feira (2), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump informou que ligou para o presidente eleito, Andrés Manuel López Obrador e disse que manteve uma conversa de 30 minutos com o mexicano. Disse ainda que Obrador obteve uma vitória contundente e que sempre soube que um dia ele seria presidente do México.

A vitória de Andrés Manuel López Obrador foi o assunto mais comentado nas redes sociais na noite de domingo. A eleição também gerou reações entre outros chefes Estado ao redor do mundo. O presidente Evo Morales, da Bolívia, foi o primeiro a felicitar Obrador, ainda na noite de domingo.

O presidente da Rússia informou, através do Kremlin, que enviou uma carta ao candidato eleito. Vladimir Putin explessou que “valoriza imensamente a relação tradicionalmente amistosa que a Rússia mantém com o México”.

Assim também o presidente da Venezuela enviou saudações ao povo do México pela eleição. “Que se abram as largas vias de soberania e amizade de nossos povos”, escreveu Maduro em seu Twitter. 

(Fonte: Fania Rodrigues, Brasil de Fato)