MENU

Morre o sindicalista bancário Augusto Campos

Publicado: 18 Julho, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Jesus Carlos/Cedoc
- -
Augusto colaborou ativamente na criação da CUT e do PT 

O sindicalista Augusto Campos faleceu nesta terça-feira (18). Ele estava internado no Hospital 9 de Julho, na capital paulista, e lutava contra um câncer no fígado.

Antônio Augusto de Oliveira Campos era bancário e foi um dos responsáveis pelo movimento conhecido como Novo Sindicalismo, no final dos anos 1970, quando os trabalhadores desafiaram a Ditadura Militar (1964-85) para romper com a submissão dos sindicatos ao governo.

Mesmo diante de muita repressão policial, os trabalhadores oposicionistas ao modelo vigente do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região conseguiram retomar a entidade e organizar a primeira greve da categoria, resultando em importantes conquistas. Na época, Campos presidia a entidade.

O sindicalista também colaborou ativamente na construção da CUT e do Partido dos Trabalhadores, nos anos de 1980. Na CUT-SP foi secretário de Política Sindical de 1991 a 94 e secretário-Geral de 1994 a 97.

O velório será realizado nesta quarta-feira (19) a partir das 8h, no salão nobre do Memorial Acrópole Ecumênico, em Santos, na Avenida Nilo Peçanha, 50, no bairro Marapé. A cerimônia de cremação será às 16h.

(Fonte: CUT São Paulo)

 

 

CUT