MENU

Motorola expande produção de módulos sem fio em São Paulo

Publicado: 11 Setembro, 2008 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Mais conhecida por seus telefones celulares, a Motorola preparou sua fábrica em Jaguariúna (SP) para aumentar em até 15% a produção de módulos sem fio - equipamentos usados em rastreadores de veículo, alarmes residenciais e sistemas de telemetria. 

A expansão da fábrica decorreu da introdução de uma nova linha de módulos, que permite o armazenamento de informações no próprio aparelho. Os modelos que a empresa já fabricava requeriam memória externa para guardar os dados (sobre o posicionamento de um veículo rastreado, por exemplo). 

O valor do investimento feito pela companhia não foi revelado, mas representa um preparativo para um salto bem maior, que a Motorola planeja dar no próximo ano. Entra em vigor, em agosto de 2009, a lei que determina que os veículos já saiam de fábrica com rastreadores antifurto. 

Quando isso acontecer, o mercado brasileiro se tornará cinco vezes maior, afirma Marcelo Catapani, diretor da área de módulos sem fio da Motorola. Segundo ele, a demanda do país, hoje, é de 1 milhão de unidades - 70% desse volume corresponde aos serviços de rastreamento automotivo. 

A Motorola começou a fabricar módulos sem fio no ano passado, num momento de queda em sua participação no mercado mundial de telefones celulares. 

Catapani diz que a empresa terá de fazer investimentos substanciais para manter sua fatia no segmento de módulos sem fio - que é de 45%, segundo ele - quando a legislação passar a vigorar. "Vamos ter que crescer para acompanhar a demanda", afirma. 

De acordo com o executivo, a Motorola pretende fechar contratos com as montadoras de veículos nos próximos meses para definir o tamanho do investimento a ser feito pela companhia no início de 2009. 

Fonte: Valor