MENU

MRS faz encomenda recorde de locomotivas à GE Brasil

Publicado: 04 Outubro, 2010 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A GE Transportation e a operadora ferroviária brasileira MRS Logística assinaram o maior contrato para compra de locomotivas da história do Brasil. O negócio foi divulgado durante a InnoTrans 2010, a maior feira ferroviária do mundo em Berlim, Alemanha.

A MRS encomendou 115 locomotivas AC44i. O contrato também estipula opção para a compra de outras 100 locomotivas. As locomotivas serão fabricadas na fábrica da GE Transportation, em Contagem, em Minas Gerais. A planta da GE em Grove City, Pensilvânia, EUA, fornecerá os componentes principais, inclusive o motor a diesel FDL de 12 cilindros. As locomotivas serão entregues entre 2011 e 2015.

"As locomotivas da GE serão utilizadas para atender a demanda crescente por força locomotiva à luz do desenvolvimento dinâmico da infra-estrutura nos anos que virão", disse Henrique Ache Pillar, diretor de Desenvolvimento da MRS.

Está programada a entrega de noventa unidades em 2011, inclusive 30 unidades abrangidas por um contrato anterior e 60, como parte do contrato recém-assinado. A GE fornecerá as outras 55 locomotivas entre 2012 e 2015. As novas locomotivas irão gerar até 15% menos emissões de gases do efeito estufa, enquanto reduzem os custos operacionais em aproximadamente 15%. Três locomotivas AC44i geram força de tração o suficiente para substituir quatro locomotivas da antiga geração.

Guilherme Mello, presidente da GE Transportation Latin America, comentou que o "Brasil é um dos nossos mercados de crescimento mais vibrantes. O contrato reflete a forte recuperação da indústria ferroviária no Brasil desde a sua privatização em 1996". Atualmente, cerca de 17.000 locomotivas GE estão em uso em mais de 50 países no mundo todo.

Fonte: Usinagem-Brasil

GE