MENU

Mulheres metalúrgicas fazem encontros no RS e em Ponta Grossa

Publicado: 09 Novembro, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

As trabalhadoras metalúrgicas realizaram na sexta-feira (6) e neste domingo (8) dois encontros para debater e definir ações visando maior participação na vida sindical e para lutar contra a desigualdade de gênero no mundo do trabalho e na sociedade, no Rio Grande do Sul e em Ponta Grossa (PR)

Crédito: Divulgação
Encontro do Coletivo de Mulheres Metalúrgicas do RSEncontro do Coletivo de Mulheres Metalúrgicas do RS
Encontro do Coletivo de Mulheres Metalúrgicas da CUT do RS aconteceu no dia 6

Na sexta, foi realizado encontro do Coletivo de Mulheres na Federação Estadual dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul, reunindo representantes dos sindicatos filiados à CUT, e que discutiu mecanismos para ampliar a participação das metalúrgicas nas entidades de classe.
 

Crédito: Divulgação
Ísis (esq.) e Marli na reunião do ColetivoÍsis (esq.) e Marli na reunião do Coletivo
Ísis (esq.) e Marli no Coletivo do RS

Além das dirigentes dos sindicatos filiados - muitas delas que estão em seu primeiro mandato - a reunião, que aconteceu na sede da Federação, contou com a presença da secretária da Mulher Trabalhadora da CUT/RS, Ísis Marques, e com a secretária de Mulheres da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNm/CUT), Marli Melo. 

Ísis fez uma análise da conjuntura política e dos desafios para impedir o avanço do conservadorismo e para a defesa da democracia  no país.

Já a dirigente da CNM/CUT explicou a dinâmica de funcionamento do Coletivo Nacional de Mulheres Metalúrgicas da CUT e o seu papel para contribuir com os Coletivos Estaduais e também com as entidades de base.

Na última parte do encontro, as trabalhadoras discutiram um plano de ação para o Coletivo no Estado, inclusive para poder detalhar as cláusulas relativas às trabalhadoras nas convenções coletivas de trabalho da categoria e para debater a inclusão de novas reivindicações na próxima campanha salarial.

 

Crédito: Divulgação
Em Ponta Grossa, mulheres metalúrgicas fazem 1º EncontroEm Ponta Grossa, mulheres metalúrgicas fazem 1º Encontro
Em Ponta Grossa, mulheres metalúrgicas fizeram 1º Encontro no domingo

Ponta Grossa
Já no 1º Encontro da Mulher Metalúrgica, promovido pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Ponta Grossa (PR), as trabalhadoras tiveram a oportunidade de trocar experiências sobre seu cotidiano, conhecer mais sobre a atuação da entidade e sobre as lutas da mulher pela igualdade de oportunidades no mundo do trabalho e na sociedade.

Crédito: Divulgação
Participantes levaram seus filhos para encontroParticipantes levaram seus filhos para encontro
Participantes levaram seus filhos para encontro

Várias metalúrgicas estiveram presentes com seus filhos, o que contribuiu, na opinião de sindicalistas, para humanizar ainda mais o evento.

Crédito: Divulgação
Christiane (dir.) fala sobre ações da CNMChristiane (dir.) fala sobre ações da CNM
Christiane (dir.) fala sobre ações da CNM na luta pela igualdade

A CNM/CUT esteve representada pelas secretárias de Mulher, Marli Melo, e de Igualdade Racial, Christiane dos Santos. Elas falaram sobre a ação das duas Secretarias para a luta sindical contra qualquer tipo de discriminação contra mulheres, destacando a situação da mulher negra na sociedade e o esforço que deve ser feito para garantir igualdade de oportunidades para todos, independente de gênero, etnia e opção sexual e religiosa.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)