MENU

Na Europa, Continental pode colocar ações à venda

Publicado: 31 Julho, 2009 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O conselho da Continental pode apoiar o plano de venda de ações para levantar 1,5 bilhão de euros, em desafio à Schaeffler, sua maior acionista, e construindo caixa que ajude a pagar os débitos e mantenha a empresa em operação, informou a agência Bloomberg na quinta-feira, 30.

Hans-Peter Wodniok, analista da consultoria Fairesearch, de Frankfurt, Alemanha, acredita que será difícil para a Schaeffler manter o controle acionário da Continental: "Os trabalhadores votarão com certeza contra a Schaeffler e pelo aumento de capital. A Continental enfrentará enormes problemas financeiros caso isso não aconteça".

A Continental precisa de fundos para conseguir pagar empréstimos de 4,2 bilhões de euros nos próximos treze meses. Os acionistas autorizaram a emissão de 58,6 milhões de novas ações, que podem atingir 1,5 bilhão de euros em valor atual.

A Schaeffler, com apenas cinco assentos no conselho, não conta com o apoio de um grupo de credores que detém 50% dos débitos da Continental e que pressiona pelo aumento de capital, informaram pessoas próximas às negociações. A empresa atingiu débitos de 11 bilhões de euros com a compra da Continental e a tentativa de fusão representaria a ambição da Schaeffler em reduzir seus custos trabalhistas em 25 milhões de euros este ano para suavizar os efeitos de queda antecipada de 15% na receita.

Após a venda a Schaeffler deverá ter seus 90% de ações reduzidas para 66%. A família proprietária da companhia com direito a voto na Continental está limitada a menos de 50% das ações pelo acordo.

Durante a reunião do conselho da Continental os diretores provavelmente decidirão o futuro da companhia. As opções são suportar a fusão ou manter as companhias operando em separado, apostam as fontes. Na opinião de Michael Tyndall, analista da Nomura, de Londres, Inglaterra, a idéia da fusão não faz sentido.

A Continental precisa financiar o pagamento de débitos de 800 milhões de euros no mês que vem e de 3,5 bilhões de euros em agosto de 2010. A empresa anunciou prejuízo líquido de 189,9 milhões de euros, o terceiro déficit consecutivo, com vendas em queda de 28%.

A liquidez da Continental no fim do primeiro semestre totalizou 4 bilhões de euros.

Fonte: Autodata