MENU

'Não sabemos o quanto Marina seria pior que Aécio', diz Vagner Freitas

Para presidente da CUT, os governos do PSDB sempre adotam medidas contra os trabalhadores e a proximidade da candidata do PSB com o mercado financeiro é preocupante.

Publicado: 25 Setembro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O presidente da CUT, Vagner Freitas, disse ontem (24) que a eventual vitória da candidata do PSB à presidência da República, Marina Silva, é preocupante. Segundo ele, Marina “pode ser pior” do Aécio Neves. “Aécio vai ser ruim. A Marina não sabemos o quanto vai ser pior que Aécio”, afirmou.

Para Freitas, a preocupação com a candidata vem do que a pessebista “fala e com quem ela anda” e suas ligações com representantes do mercado financeiro, como sua amiga e colaboradora Neca Setúbal, herdeira do Itaú, vista como representante do “empresariado rentista, que vive pura e simplesmente da especulação financeira”.

Porém, o sindicalista não poupa críticas ao tucano Aécio Neves. “É o PSDB que vem propor para o Brasil as mesmas medidas adotadas na Europa, nos Estados Unidos em relação à crise econômica, que faz com que esses países tenham uma crise com desemprego e desesperança.”

Como vê os interesses dos trabalhadores diante das eventuais vitórias de Dilma Rousseff, Aécio Neves ou Marina Silva?

Vivi os governos Lula, Dilma e Fernando Henrique. Vivemos os governos Serra e Alckmin em São Paulo, conheço os governos Aécio e Anastasia em Minas, Beto Richa no Paraná. O PSDB tem medidas impopulares contra os trabalhadores em qualquer esfera. Em qualquer governo em que estejam não tem diálogo com movimento social, fazem enfrentamento com a polícia, coação ao sindicato, e não têm na esfera federal propostas que interessem à classe trabalhadora. São o PSDB e seus pensadores econômicos.

Como Armínio Fraga, que afirmou que o salário mínimo está alto...

Armínio Fraga e outros tantos, que vêm a público dizer que não tem que continuar a política de valorização do salário mínimo, porque isso, segundo eles, causa inflação.

É o PSDB que vem propor para o Brasil as mesmas medidas adotadas na Europa, nos Estados Unidos em relação à crise econômica, que faz com que esses países tenham uma crise com desemprego e desesperança. No Brasil, com todos os problemas que se pode enfrentar com a crise internacional, tem pleno emprego, criação de novos empregos, o que é diferente do que acontece no mundo.

O que diferencia Aécio de Marina do ponto de vista das bandeiras trabalhistas?

Em relação aos programas de Aécio e Marina, a grande diferença é que sabemos que Aécio vai ser ruim. A Marina não sabemos o quanto ela vai ser pior que Aécio. O único projeto que interessa à classe trabalhadora nesse momento é representado pela presidenta Dilma. Me preocupa muito na Marina o que ela fala e com quem ela anda. Todas as críticas que faço a Marina são em cima de coisas que ela fala e está escrito no programa dela. Ela que diz que é importante ter terceirização. É o (ambientalista João Paulo) Capobianco que fala que tem que flexibilizar as leis trabalhistas e a CLT. Ela é defendida pelos bancos e os banqueiros e nós sabemos o que eles pensam para a sociedade. Marina é acompanhada da sociedade rentista, não é a sociedade produtiva, não é nem o empresariado produtivo que gera emprego. É um empresariado rentista, que vive pura e simplesmente da especulação financeira. A Marina é um retrocesso grande para o Brasil.

Mais que Aécio?

Eu acho que pode ser.

(Fonte: Eduardo Maretti - Rede Brasil Atual)

CUT