MENU

NASA elege Alcoa como fornecedora exclusiva de liga de lítio-alumínio

Publicado: 24 Novembro, 2008 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A NASA - Administração Nacional do Espaço e Aeronáutica dos Estados Unidos (U.S. National Aeronautics and Space Administration) elegeu a fábrica da Alcoa em Davenport, Iowa, como fornecedora exclusiva, nos Estados Unidos, de chapas finas de liga de lítio-alumínio 2195 para o foguete Ares 1, veículo espacial da agência que permitirá aos astronautas explorar órbitas espaciais muito afastadas da Terra. O objetivo da NASA é fazer novas expedições à Lua até 2020.

A fábrica de Davenport ficará responsável pela produção de aproximadamente meia tonelada de chapas finas de lítio-alumínio destinadas a este programa. O Centro Técnico Alcoa, próximo a Pittsburgh, funde os lingotes de lítio-alumínio e transporta o material para Davenport, onde é laminado em chapas finas para posterior transformação.

"Basicamente, o caminho em direção à Lua começa aqui na Alcoa Davenport", diz Steve Cook, diretor da Divisão de Lançamento de Exploração da NASA e gerente do projeto Ares. "Tudo começa com parceiros como a Alcoa. A Empresa está na linha de frente em Davenport auxiliando a NASA a desenvolver o próximo capítulo da exploração espacial.", afirma Cook.

"Mesmo com o alumínio primário já sendo trabalhado na nossa Unidade, a qualificação da NASA foi fundamental para reforçar a tradição da Alcoa como fornecedora de novos materiais aeroespaciais e soluções tecnológicas para aplicações em aeronaves e veículos espaciais," afirma Tony Morales, diretor Global de Marketing da Divisão Aeroespacial da Alcoa.

Em 2007 a NASA assinou um contrato com a Alcoa no valor de US$ 18,5 milhões para ampliar a capacidade de produção e fornecer as primeiras encomendas de lingotes e chapas de lítio-alumínio de alto desempenho que serão utilizados na nova etapa do Ares 1.

A experiência adquirida com o Ares 1 beneficiará o Ares V5 - um veículo de lançamento de "carga pesada", que também contará com alumínio da Alcoa. A missão à Lua prevê o lançamento do Ares V5 primeiramente e, em seguida, o envio de uma tripulação de até seis astronautas a bordo do Ares 1. Os dois foguetes se engatarâo no espaço para explorar a Lua e outras partes do sistema solar.

Sobre a fábrica da Alcoa em Davenport

A fábrica da Alcoa em Davenport produz chapas e folhas de alumínio destinadas a uma variedade de setores industriais. Os materiais produzidos na fábrica são usados em veículos para a indústria aeroespacial e de defesa, veículos de passageiros (automóveis e caminhões), caminhões e transporte ferroviário comercial e vários outros setores. A fábrica de Davenport foi inaugurada em 1948 e é uma das maiores unidades de transformação de alumínio do mundo, dispondo da maior prensa de laminação do planeta. A planta tem mais de 520 mil metros quadrados cobertos e emprega 2,2 mil funcionários.

Fonte: Farol Comunitário