MENU

Negociação Schaeffler-Continental: trabalhadores exigem garantias

Publicado: 18 Agosto, 2008 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Durante reunião realizada no dia 13 de agosto, a direção da Continental AF reuniu-se em caráter extraordinário em Hannover, na Alemanha, para discutir a oferta de compra feita pela multinacional Schaeffler, que no Brasil possui duas unidades em Sorocaba. Já a Continental possui uma fábrica de pneus na Bahia e cerca de 4 unidades da VDO, que pertenciam anteriormente à Siemens.

A direção e o Conselho de Administração recomendaram aos acionistas que não aceitem a oferta de compra da Schaeffler KG. O preço oferecido pela Schaeffler foi de de 70,12 euros por ação foi considerado muito baixo. Além disso, a direção da Continental aponta que as negociações com a Schaeffler continuam no sentido de alcançar uma solução o quanto antes. Em uma negociação além do preço de compra, é necessário que as garantias dos direitos trabalhistas obrigatórios sejam regulados.

Atualmente, a Schaeffler controla 36% das ações da Continental. De agora em diante, além do valor das ações, as negociações dependem das garantias para que os trabalhadores aceitem a proposta.

Os representantes dos trabalhadores do IG Metall defendem que as seguintes garantias sejam respeitadas

- Participação da Schaeffler KG na Continental AG menor que 50%

- Não colocar em risco os locais de trabalho na ocasião da incorporação

- Não haver um desmantelamento da Continental AG, tão pouco nenhuma venda de ativos

- Ter assentos na administração em Hanover e em todas as plantas

- Cumprimento do contrato de extensão tarifária

- Co-gestão no Conselho de Administração da Continental AG

Fonte: IG Metall - Tradução de Flávia Nozue