MENU

Nenhum direito a menos! Quinta (22) é dia de luta em todo Brasil

Greves, atos, assembleias, passeatas vão mandar o recado para os golpistas no Dia Nacional de Paralisação e Mobilização convocado pela CUT e demais centrais sindicais.

Publicado: 20 Setembro, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: CUT
Nenhum direito a menos! Quinta (22) é dia de luta em todo BrasilNenhum direito a menos! Quinta (22) é dia de luta em todo Brasil
 

Metalúrgicos da CUT em todo o país participam nesta quinta-feira (22) do Dia Nacional de Paralisação e Mobilização convocado pela CUT e principais centrais sindicais (CTB, UGT, Força, NCST, CSP-Conlutas e Intersindical) e pelas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

As ações vão desde mobilizações e assembleias nas portas de fábrica, com atraso na entrada dos trabalhadores, até passeatas e manifestações públicas em defesa dos direitos trabalhistas e para denunciar, mais uma vez, o golpe na democracia no Brasil.

Nenhum direito a menos
Além das dezenas de projetos que preveem a ampliação da terceirização apoiada por Temer, vários ministros do governo falaram em outras propostas que tiram direitos da classe trabalhadora, entre elas a reforma da Previdência, com idade mínima de 65 anos e redução de benefício; mudanças na lei trabalhista para permitir acordos de redução de salários, 13º e fatiamento das férias; e a PEC 241 que reduz os investimentos sociais, em especial nas áreas de saúde e educação.

“É contra esses ataques aos direitos sociais e trabalhistas que todos os trabalhadores têm de participar do Dia Nacional de Paralisação e se preparar para a greve geral", explicou o presidente nacional da CUT, Vagner Freitas. “Dia 22 de setembro, todos nós, trabalhadoras e trabalhadores, temos que estar nas ruas, dando um recado para esse governo golpista, dizendo que não vamos tolerar que mexam em nossos direitos. Rumo à greve geral”, convocou.

"Não podemos e não vamos permitir que o governo golpiosta e os empresários imponham sua agenda de retrocesso ao país e retirem direitos e conquistas da classe trabalhadora. Por isso, os metalúrgicos e as metalúrgicas da CUT vão se mobilizar em todo o Brasil e se somar às demais categorias para dar o recado: não mexam nos nossos direitos", complementou Paulo Cayres, presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT).

Manifestações unitárias
Além das ações por categoria, haverá manifestações conjuntas em várias capitais. Confira a seguir:

• São Paulo (SP)
Em São Paulo, berço do golpe, às 10 horas trabalhadores iniciarão uma concentração na frente da Federação das Indústrias, na avenida Paulista, onde às 11 horas, os sindicalistas entregarão aos empresários a pauta em defesa dos direitos sociais e trabalhistas. Às 15 horas, trabalhadores de várias categorias profissionais e representantes dos movimentos sociais iniciarão concentração em frente ao Masp, onde os professores da rede pública estadual estarão reunidos em assembleia. A atividade será encerrada com ato público às 16 horas.

• Fortaleza (CE)
Ato público na Avenida Duque de Caxias (próximo à Igreja do Carmo), às 8 horas, e às 13 horas, na Avenida Borges de Melo, em frente à Oi Contax.

• Teresina (PI)
Ato público na Praça da Bandeira, a partir das 8 horas.

• João Pessoa (PB)
Manifestação no Lyceu Paraibano, às 15 horas.

• Goiânia (GO)
Ato público em frente à Assembleia Legislativa, a partir das 9 horas.

• Natal (RN)
Concentração a partir das 16h30 na Via Direta

• Curitiba (PR)
Concentração na Praça Santos Andrade às 18 horas, seguida de passeata até a Boca Maldita, onde haverá uma aula pública sobre os direitos ameaçados, seguido de atividades culturais.

• Rio de Janeiro (RJ)
Manifestação na Candelária a partir das 17 horas.

• Belo Horizonte (MG)
Concentração na Praça da Estação, às 9 horas, seguida de passeata até a Assembleia Legislativa, onde, às 14h30, acontece audiência pública sobre a PEC 241(que reduz investimentos sociais, sobretudo na saúde e educação).

• Belém (PA)
Manifestação em São Brás, a partir das 9 horas.

• Florianópolis (SC)
Manifestação na Praça Tancredo Neves às 16h30.

• Salvador (BA)
Ato público na Praça do Campo Grande, a partir das 15 horas.

• Recife (PE)
Manifestação em frente à Federação das Indústrias (avenida Cruz Cabugá, 767), às 15 horas.

• Brasília (DF)
Ao longo de todo o dia, trabalhadores de diversas categorias realizam assembleias e manifestações. Os professores se concentram às 9h30, na Praça do Buriti. Servidores federais se manifestam a partir das 7 horas na Esplanada dos Ministérios. Trabalhadores no Detran/DF se reúnem às 9 horas em frente ao órgão.

• Maceió (AL)
Concentração na Praça Sinimbu, às 8 horas.

• Aracaju (SE)
Passeata saindo da Praça da Bandeira às 14 horas.

• Porto Alegre (RS)
Ato público às 11 horas em frente à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), na Avenida Mauá, 1013.

(Fonte: Marize Muniz – CUT Nacional e Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)

CUT