MENU

Nissan cria estúdio de design no Brasil

Publicado: 03 Junho, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

O Brasil ganhou um novo estúdio de design automotivo: a Nissan instala em sua recém-inaugurada fábrica de Resende, no Rio de Janeiro, o Nissan Design America Rio (NDA-R), um estúdio satélite que terá como principal tarefa a de pesquisar preferências e necessidades do consumidor brasileiro com relação ao design dos automóveis. Os estudos influenciarão na criação e desenhos dos próximos veículos a serem fabricados pela Nissan não só aqui, mas também pelo mundo.

“Para a Nissan, o Brasil é um dos principais mercados e o design tem muito a oferecer ao País. Queremos injetar mais da energia e do entusiasmo dos brasileiros nos nossos produtos globais. O Brasil foi escolhido por ter ‘tudo que incentiva a criatividade’. O Brasil tem a mais incrível combinação de arte, estilo de vida, vibração urbana e beleza natural. É onde os designers querem estar. Que lugar é mais criativo, inovador e vibrante que o Brasil?", disse em nota Shiro Nakamura, vice-presidente mundial e diretor de criação de design da Nissan.

Todos os produtos da Nissan são feitos de forma colaborativa pelas equipes globais da empresa, trabalho realizado sob a liderança de Nakamura. Com a sede do design localizado na cidade de Atsugi, no Japão, a montadora tem centros em cidades que considera estratégicas pelo mundo, incluindo Londres (Inglaterra), Pequim (China) e San Diego (Estados Unidos).

Outro objetivo da Nissan com o estúdio de design brasileiro é buscar recursos e designers no País. Para liderar as pesquisas e as atividades na NDA-R, o vice-presidente de design da Nissan para as Américas, Taro Ueda, selecionou Robert Bauer, com mais de 20 anos de experiência na indústria automotiva, trabalhou na concepção e produção de diversos carros, incluindo o conceito Extrem, feito em 2012 pela marca exclusivamente para ser apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo naquele ano.

“Sabemos que os consumidores brasileiros apreciam produtos refinados, de alta qualidade, algo que reflita o momento de crescimento do País. Agora estamos aqui e queremos aprender mais sobre o Brasil, seu povo e sua cultura, experimentar o que a população vê e faz todos os dias”, complementou Bauer.

(Fonte: Automotive Business)