MENU

Nissan é processada por fraudar testes de emissões na Coreia do Sul

Publicado: 10 Fevereiro, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Nissan foi declarada culpada pelo governo da Coreia do Sul por usar um dispositivo para fraudar os resultados dos testes de emissões no país. O motor envolvido é um 1.6 a diesel produzido pela Renault, que equipa os Qashqai vendidos na Coreia, fabricados na Inglaterra.

As vendas do crossover foram interrompidas no país asiático e até agora 814 unidades passaram por um recall para retirada do dispositivo. O item reduzia as emissões de óxidos nitrosos em maior quantidade quando testado. Na rua, o motor emitia mais poluentes que o permitido.

A fraude foi descoberta após o governo coreano testar em condições reais de uso cerca de 20 modelos a diesel após o escândalo mundial que envolveu as marcas do grupo Volkswagen. Segundo um porta-voz do governo, o Qashqai desativava o sistema de redução de poluentes com o motor ainda em temperatura baixa de funcionamento, menor do que o padrão da indústria.

A Nissan chegou a ser processada e multada pela Coreia do Sul em 2016, mas recorreu da decisão e até processou o ministro do meio ambiente coreano já por causa de acusações de fraude nas emissões.

(Fonte: Estadão)