MENU

Nissan e Volkswagen param produção em duas fábricas no México após terremoto

Publicado: 20 Setembro, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

forte terremoto que atingiu o México na última terça-feira (19) e deixou centenas de mortos fez com que duas montadoras paralisassem a produção em duas fábricas no país, por precaução.

A Nissan esvaziou a unidade de Cuernavaca, a cerca de 100 km da Cidade do México, e o escritório na capital. "Felizmente, não tivemos mortos ou feridos em nenhuma de nossas unidades. Vamos inspecionar esses locais para avaliar os danos antes de determinar o reinício das operações, com segurança", diz a marca em comunicado.

Em Cuernavaca são produzidos os modelos Tiida, Frontier e NV200.

A Volkswagen informou que parou a produção na unidade do estado de Puebla, para que o local seja inspecionado. Um porta-voz afirmou que, aparentemente, os dados foram poucos e a linha deve ser restabelecida em breve. A fábrica é uma das maiores do grupo e ali são fabricados Jetta, Golf, Golf Variant e Fusca (Beetle).

Audi, Ford e Toyota afirmaram que não houve danos nas fábricas de San Jose Chiapa, em Puebla; Cuautitlan, nos arredores da capital; e Baja California, perto da fronteira com os EUA, respectivamente.

País exportador
O México é o maior produtor de veículos da América Latina, tendo superado o Brasil em 2014. A maioria das grandes montadoras possui fábricas naquele país e a maior parte do que é produzido é exportado, o que gerou críticas e ameaças do presidente dos EUA, Donald Trump, no início de seu governo.

As principais fábricas, no entanto, estão concentradas mais ao centro do México, numa região chamada Bajio, uma espécie de "ABC" mexicano.

Terremoto
O tremor da última terça, de magnitude 7,1, teve como epicentro o sul da capital mexicana. Até o início da tarde desta terça-feira havia 225 mortos nos estados de Morelos, Puebla e Guerrero, na capital federal e na Cidade do México.

O abalo ocorreu no aniversário do grande terremoto de 1985, que deixou 10 mil mortos.

(Fonte: G1)