MENU

Nissan quer passar Toyota e Honda no Brasil

Publicado: 23 Setembro, 2011 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

"Seremos a primeira marca japonesa no Brasil em breve". A afirmação otimista do presidente da Nissan no Brasil, Christian Meunier, é traduzida, basicamente por uma meta bem agressiva: participar com 5% do mercado brasileiro até 2014 com 200 mil unidades/ano. Em 2011, a japonesa deverá fechar com 65 mil unidades, ou o correspondente a 3% do total. Até o fechamento de agosto, a Honda tinha 3,24% e a Toyota menos de 2%.

Durante a apresentação do popular March em San Diego, Califórnia, hoje (22) pela manhã, os executivos da marca fizeram questão de enfatizar a importância do compacto e do sedã Versa 1.6 flex, anunciado para novembro, neste processo de crescimento. "Os dois modelos serão a base para a nossa expansão no Brasil", concluiu Meunier.

Grande parte deste plano será colocado em prática com a construção da futura fábrica da Nissan no País. Os detalhes ainda correm em segredo, mas tanto o March como o Versa deverão sair desta linha de montagem, que terá capacidade para produzir 200 mil unidades/ano em uma primeira etapa. Um terceiro modelo, ainda não anunciado também será produzido em solo nacional. A montadora já conta com uma unidade fabril, em parceria com a Renault, em São José dos Pinhais (PR), de onde saem a picape Frontier e as minivans Livina e Grand Livina.

Atualmente, a Nissan ocupa o 12º lugar no ranking de marcas. No mesmo período do ano passado, detinha a 13ª posição e, até dezembro, deverá chegar a sexta ou sétima. Até o final do ano, cerca de 140 concessionárias estarão abertas em todo o País.

Aposta total no March - o compacto, disponível com motor de 1,0 litro e 1,6 litro e preço inicial de R$ 27.790, estará nas concessionárias a partir da primeira semana de outubro. A expectativa é que sejam vendidas entre 4.000 e 5.000 unidades por mês do modelo. Hoje em dia, o carro-chefe da Nissan no mercado brasileiro é a minivan Livina.

Para 2012, a Nissan promete muitas novidades, mas nenhum grande lançamento. "Haverá diversas séries especiais para alguns modelos, como a Frontier, mas nenhum completamente novo. Teremos muito trabalho pela frente com o March e o Versa", antecipou Meunier.

Fonte: UOL