MENU

No ABC (SP), trabalhadores aprovam greve na Mercedes contra demissões

Publicado: 22 Abril, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Adonis Guerra
No ABC (SP), trabalhadores aprovam greve na Mercedes contra demissõesNo ABC (SP), trabalhadores aprovam greve na Mercedes contra demissões
Greve aprovada é por tempo indeterminado

Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (22), os trabalhadores na Mercedes-Benz, em São Bernardo do Campo (SP), aprovaram greve por tempo indeterminado contra o anúncio de demissão de 500 companheiros em layoff (suspensão temporária de contrato de trabalho).

“São dois anos de negociações na busca de alternativas e não podemos aceitar demissões sumárias como a empresa está tentando fazer. Estão terceirizando o anúncio de demissões pela imprensa”, afirmou o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Rafael Marques. A montadora encaminhou o aviso de demissão por meio da imprensa no fim da tarde de sexta-feira (17). “Hoje falam em 500 companheiros, amanhã podem demitir mais 500 e assim por diante. Não podemos aceitar e a nossa reação será à altura”, disse Rafael.

O diretor administrativo do Sindicato e CSE na Mercedes, Moisés Selerges, defendeu ferramentas para proteger o emprego em períodos de queda no mercado.

“É importante ter inteligência, discutir e buscar alternativas até a exaustão. Sabemos que a economia é um ciclo e já teve ano em que trabalhamos aos sábados, um mês a mais no ano, para a empresa mandar os lucros para a matriz na Alemanha”, salientou. “Vamos cobrar do governo federal as propostas do Programa Nacional de Renovação da Frota de Caminhões e o Programa Nacional de Proteção ao Emprego. Vamos lutar pelo tempo que for necessário”, defendeu Moisés. 

(Fonte: Imprensa - SMABC)

ABC