MENU

No Japão, Toyota anuncia R$ 1 bilhão para Sorocaba e geração de empregos

A unidade que já produz o Etios e Yaris será responsável pela fabricação de um novo modelo no mercado brasileiro. A Toyota prevê a contratação de 300 trabalhadores.

Publicado: 19 Setembro, 2019 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
- -
No Japão, representantes do Smetal negociaram diretamente com líderes mundiais da Toyota  

O anúncio de R$ 1 bilhão em investimentos para a planta de Sorocaba foi feito pelos líderes mundiais da Toyota, no Japão, nesta quinta-feira, dia 19, por volta de 2h (aqui no Brasil), com a presença do presidente do Sindicato dos Metalúrgicos (SMetal), Leandro Soares, e do secretário geral, Silvio Ferreira.

Esse investimento implica na implantação da plataforma TNGA, que pode ser utilizada para a fabricação de diversos veículos da montadora e resulta garantir estabilidade na produção local e assim, a manutenção e criação de novos postos de trabalho.

A unidade, inaugurada em 2012, que já produz os modelos Etios e Yaris, será responsável pela fabricação de um novo modelo no mercado brasileiro com previsão de comercialização em 2021. Para iniciar a produção desse novo veículo, a Toyota prevê a contratação de 300 novos trabalhadores.

“Essa é mais uma conquista para nossa cidade e região, que terá bons impactos, futuramente, com o desenvolvimento tecnológico da planta, novos projetos, e, consequentemente, com geração de empregos", afirma o presidente do SMetal, Leandro Soares.

Mesmo nos momentos mais difíceis, como o atual, "nossas forma de negociar seguem o diálogo e a transparência, unidas ao conceito do Toyota Way (de construir um relacionamento de confiança e respeito mútuos entre empresa e sindicato), porque queremos ainda ver a planta de Sorocaba seguir seu propósito de ter oito mil trabalhadores, em futuro próximo”, destaca Leandro.

“O compromisso da Toyota com o desenvolvimento da indústria automotiva brasileira e com o Brasil só é possível com uma parceria forte entre os vários stakeholders da empresa. Esse anúncio de mais um investimento que fazemos no Brasil é o resultado do trabalho conjunto de nossos colaboradores, fornecedores, concessionários, sindicatos e o governo e reforça nossa visão de longo prazo no País”, afirma Masahiro Inoue, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe e Chairman da Toyota do Brasil.

Nessa construção por novos investimentos a médio e longo prazos, a planta da Toyota voltará a crescer, a contratar, para produção desse novo modelo. Detalhes sobre qual o novo veículo, motorização e data exata de lançamento ainda serão comunicados pela montadora.

O impacto da plataforma para a cadeia produtiva

O parque industrial da Toyota, em Sorocaba, completou sete anos e tem capacidade produtiva para 108 mil veículos por anoDivulgação

terão os processos mais modernos de produção de veículos no mundo, com atualização tecnológica e isso faz com que a planta tenha uma capacidade competitiva superior às demais que tenham tecnologias antigas, consequentemente, isso exige um grau de investimentos em toda a cadeia produtiva que atende a montadora”, explica o secretário geral do SMetal, Silvio Ferreira.
O potencial é o de criar milhares de empregos indiretos na cadeia produtiva do setor. O secretário de organização do sindicato, Izídio de Brito, lembra que a luta da entidade não é pontual e sim, constante por emprego e direitos. “Reforçamos, em todas as instâncias, nosso compromisso com a geração de empregos na categoria e uma política industrial para todos os setores se faz urgente”.

SMetal faz ato e entrega documento ao CEO

Após o anúncio do fechamento do terceiro turno da Toyota devido à crise na Argentina e a falta de uma política industrial no Brasil, o que ocasionou a não renovação dos contratos temporários, o Sindicato dos Metalúrgicos intensificou ações com foco na defesa do emprego e na busca por investimentos.
Um dos momentos marcantes foi o ato unificado realizado no dia 25 de junho, na área do Parque Tecnológico de Sorocaba, com os trabalhadores da Toyota e sistemista, como Kanjiko, Gestamp, Sanoh, TT Steel, Faurecia, entre outras.

O secretário de organização do SMetal, Izidio de Brito, lembra que, por unanimidade, os metalúrgicos aprovaram uma pauta de reivindicações para que o Sindicato pudesse negociar novos projetos que garantissem mais investimentos para a planta local da Toyota. Entre eles, a aquisição da plataforma global de veículos (TNGA), que impacta diretamente toda a cadeia produtiva da montadora.

“Ao longo desse ano, não medimos esforços na luta pela retomada do emprego. Pautamos empresas em busca de informações, estivemos na Prefeitura de Sorocaba levando nossa preocupação referente às demissões no setor metalúrgico e, nas mesas de negociações com a própria Toyota, sempre reforçamos a importância de mais investimentos para a planta local”, recorda Izídio.

Encontro com o novo CEO 

Durante a visita do novo CEO da Toyota América Latina e Caribe, Masahiro Inoue, e do presidente da companhia no Brasil, Rafael Chang, ao Sindicato, em julho deste ano, a diretoria do SMetal entregou em mãos um ofício solicitando a implantação da plataforma global TNGA na planta de Sorocaba.

Além do documento, durante a reunião com representantes da montadora, o presidente do SMetal, Leandro Soares, apresentou dados sobre Sorocaba e região, mostrando a importância da cidade na economia estadual e nacional.

“Todas essas ações e o empenho do nosso Sindicato em trazer novos investimentos para Sorocaba foram importantíssimos para mais essa conquista. Acreditamos que plataforma vai potencializar a produção da planta local, garantindo uma gama maior de veículos na sua linha e, consequentemente, mais empregos”, comemorou o presidente do SMetal.

Saiba mais sobre a plataforma

TNGA é a sigla em inglês de Toyota New Global Architecture (Nova Arquitetura Global Toyota) e diz respeito a uma filosofia de fabricação que visa melhorar drasticamente o desempenho do carro e destacar as características únicas de cada modelo, melhorando significativamente os componentes essenciais que fazem parte do veículo e têm um impacto direto no design, conforto, desempenho e segurança.

(Fonte: Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba)