MENU

No mês da Mulher, metalúrgicas reafirmam compromisso pela igualdade

Em todo país, as entidades metalúrgicas cutistas realizaram eventos para marcar o Dia Internacional da Mulher. Luta pela igualdade e pelo fim da violência contra a mulher foi destaque nas atividades.

Publicado: 27 Março, 2013 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Ao longo do mês de março, os sindicatos de base e as representações estaduais dos metalúrgicos e metalúrgicas realizaram uma série de atividades para marcar o Dia Internacional da Mulher. O objetivo principal das atividades foi o de dar visibilidade aos temas que fazem parte do cotidiano das trabalhadoras, desde a igualdade de oportunidades até o combate à violência contra a mulher, destacando também as conquistas obtidas.

Aqui, é apresentado um resumo das atividades organizadas pelas entidades metalúrgicas cutistas e que foram informadas à Secretaria da Mulher da CNM/CUT.

 

Crédito: Divulgação
Rio Grande do SulRio Grande do Sul

Rio Grande do Sul
Com o objetivo de verificar as demandas das trabalhadoras no chão de fabrica, nas questões de assedio moral, condições de trabalho e saúde da mulher, a Federação dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul realizou, nos dias 23 e 24, o 1º Seminário das Mulheres Metalúrgicas. No encontro, que contou com a participação de 30 mulheres, foi realizado também um planejamento para o Coletivo de Mulheres, com o objetivo de fortalecer a atuação das metalúrgicas nos sindicatos e na Federação. Entre outras participações, o evento teve a presença da Secretária da Mulher da CNM/CUT, Marli Melo e do presidente da FEM/RS, Jairo Carneiro, e foi coordenado por Maria Eunice Wolf, ex-dirigente metalúrgica e que hoje está à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Canoas.

 

Crédito: Divulgação
SapirangaSapiranga

Sapiranga (RS)
Para celebrar o 8 de Março, a direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Sapiranga (RS) esteve presente em algumas empresas para homenageá-las. Na ocasião, dirigentes sindicais entregaram rosas para as metalúrgicas, especialmente na Altero, empresa que vem desrespeitando as trabalhadoras, principalmente as grávidas. “Foi uma singela homenagem. Por meio dela, queríamos deixar claro que o sindicato está e sempre estará ao lado das companheiras, defendendo seus direitos e sua dignidade contra qualquer tipo de assédio, seja ele sexual ou moral”, afirmou Mauri Schorn, presidente do sindicato.

 

Crédito: Divulgação
Santa CatarinaSanta Catarina

Santa Catarina
O Departamento dos Metalúrgicos da CUT de Santa Catarina promoveu, no dia 9, o 8° Encontro das Mulheres Trabalhadoras, que reuniu mais de 100 trabalhadoras, na sua maioria metalúrgicas e debateu vários temas, especialmente a violência contra as mulheres.
No Encontro, houve depoimentos emocionados de mulheres vítimas de violência, como o de Claudete Dias de Oliveira, diretora do Sindicato dos Mecânicos de Joinville. “Cresci num ambiente violento e casei para me livrar do meu pai, mas meu ex-marido também era alcoólatra e viciado em jogo. Tive três filhos com ele e sofri diversas agressões”, relatou, emocionada, fazendo um pedido para que  as mulheres não aceitem este tipo de atitude por parte de seus companheiros. “Muito mais do que amá-los, nós temos que ter amor próprio e temos que lutar para que mulher nenhuma sofra algum tipo de violência; temos que lutar pelos nossos direitos. Se estou aqui hoje, foi porque tive força e quero ter ainda mais para lutar contra qualquer tipo de discriminação e agressão contra as mulheres”, destacou.

 

Crédito: Divulgação
Ponta GrossaPonta Grossa

Ponta Grossa (PR)
Além de entregar rosas para as mulheres da categoria, o Sindicato dos Metalúrgicos de Ponta Grossa (PR) ofereceu, no dia 8, um café da manhã para as trabalhadoras das empresas Poliarte e Itesa. Na oportunidade, os dirigentes da entidade ressaltaram a importância da organização das mulheres no ambiente de trabalho, em busca da valorização da sua mão de obra e para combater o preconceito, a discriminação, a desigualdade e as injustiças que as mulheres sofrem.



Crédito: Divulgação
TaubatéTaubaté

Taubaté (SP)
O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté (SP) realizou, no dia 22, o 1º Encontro da Mulher Metalúrgica de Taubaté que, além de relembrar as conquistas das trabalhadoras, discutiu os caminhos a seguir para o avanço da mulher não apenas no mercado de trabalho mas também na sociedade. Ao final do encontro, foi lançada a Revista Mulheres Metalúrgicas de Taubaté, publicação especial sobre as lutas e as conquistas das trabalhadoras da base.

 

Crédito: Divulgação
ABCABC

ABC (SP)
No ABC paulista, o Sindicato realizou um encontro cujo tema central foi a saúde da mulher. No encontro, que reuniu mais de 500 pessoas, as trabalhadoras receberam o apoio explícito dos dirigentes da entidade, que abraçaram a campanha de combate à violência contra a mulher. No envento, foi também  lançada uma cartilha com os direitos e conquistas das metalúrgicas.

 

Crédito: Divulgação
São CarlosSão Carlos

São Carlos (SP)
O Sindicato de São Carlos (SP) promoveu, no dia 10, Encontro das Mulheres Metalúrgicas. Além de debates focados na igualdade de oportunidades e direitoso encontro, realizado no Clube de Campo da entidade, também abrigou tendas informativas sobre saúde, atrações culturais e show de música. A “Roda da Conversa” promovida pelas dirigentes do Sindicato abordou diversos temas relacionados a saúde da mulher, seu papel na sociedade, no mercado de trabalho, assédio moral e a violência doméstica.

Salto (SP)
O Sindicato dos Metalúrgicos de Salto participou, no dia 09, do evento promovido pelo Comitê Sindical da cidade, em homenagem a Dia Internacional da Mulher. Realizada no Pavilhão das Artes, a atividade contou com diversas atrações musicais, sorteios e serviços de orientações e informações sobre diversos assuntos, como jurídicos, de saúde etc.
 

 

Crédito: Divulgação
SorocabaSorocaba

Sorocaba (SP)
Mais de 150 pessoas, a maioria mulheres, lotaram o auditório Wilson Bolinha, na sede do Sindicato dos Metalúrgicos em Sorocaba, no dia 15, durante o evento que debateu os direitos conquistados pelas mulheres na legislação brasileira.Organizado pela subsede da CUT, as palestrantes do evento também apontaram a necessidade de se intensificar a luta contra a violência doméstica, que têm mulheres e crianças como as principais vítimas.

 

Crédito: Divulgação
BH/ContagemBH/Contagem

Belo Horizonte/Contagem (MG)


O Sindicato dos Metalúrgicos de Belo Horizonte/Contagem celebrou o Dia Internacional da Mulher com um evento na sede da entidade que reuniu diversas trabalhadoras, diretoras, diretores e funcionárias da entidade. A atividade aconteceu no dia 7. No dia seguinte, as metalúrgicas também participaram da passeata organizada pela CUT/MG, no centro de Belo Horizonte.

Crédito: Divulgação
ExtremaExtrema
 

Extrema (MG)
A chuva atrapalhou e impossibilitou, no dia 16, a realização da Caminhada Solidária das Mulheres e Gênero, programada pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Extrema (MG). No entanto, não impediu que as trabalhadoras e também dirigentes sindicais da cidade e das estruturas estadual e nacional dos metalúrgicos da CUT, além de militantes de organizações da sociedade civil, se reunisse na praça central e realizassem um ato público para defender a igualdade de direitos e o fim da injustiça e da violência contra as mulheres.

Crédito: Divulgação
Espírito SantoEspírito Santo

Espírito Santo
No Dia Internacional da Mulher, o Sindicato dos Metalúrgicos do Espírito Santo entregou mais de 5.000 rosas e marcadores de livros às mulheres da categoria. Para isso, a direção da entidade esteve na portaria das fábricas. Além dessa atividade, o Sindicato também preparou uma edição especial do jornal Boca de Forno, totalmente voltada para as trabalhadoras.



Crédito: Divulgação
AmazonasAmazonas

Amazonas
O Sindicato dos Metalúrgicos do Amazonas foi o palco de um grande encontro organizado pela Secretaria da Mulher da entidade e pelos movimentos sociais do Estado. No evento, realizado na noite do dia 8, as trabalhadoras – que representam mais de 50% da força de trabalho nas indústrias do Amazonas – reafirmaram seu compromisso com as suas lutas específicas, como creche, combate às doenças ocupacionais, fim do limite de idade na contratação, entre outras.

(Fonte: Secretaria da Mulher – CNM/CUT)