SEG, 08 de Oct / 2018

No Senado, apenas oito nomes conquistam reeleição

O resultado das eleições 2018 para o Senado Federal, onde foram disputadas 54 vagas – dois terços do total de 81 cadeiras – mostrou que apenas oito, dos 32 senadores que buscavam reeleição, conquistaram o objetivo.

Destacam-se entre os que foram reeleitos, Renan Calheiros (MDB-AL), Humberto Costa (PT-PE), Jáder Barbalho (PMDB-PA), Randolfe Rodrigues (PSol-AP) e Paulo Paim (PT-RS). Mas muitos caciques ficaram de fora, como Eunício Oliveira (MDB-CE),  Romero Jucá (MDB-RR) e Edison Lobão (MDB-MA). O atual líder do PT na Casa, Lindbergh Farias (PT-RJ) também não conseguiu ser reeleito.

A próxima legislatura do Senado terá, entre os novos parlamentares, nomes como os dos ex-governadores do Ceará, Cid Gomes (PDT) e da Bahia, Jaques Wagner (PT). Também em primeiro mandato estão o jornalista Jorge Kajuru (PRP-GO), o deputado estadual Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) – filho de Jair Bolsonaro – e a ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei, Leila (PSB-DF).

Entre os deputados federais que agora passam para o Senado, destacam-se Mara Gabrilli (PSDB-SP) e Major Olímpio (PSL-SP), além de Luiz Carlos Heinze (PP-RS) e Izalci Lucas (PSDB-DF).

Retornam ao Senado, depois de terem cumprido mandatos como deputados federais Jarbas Vasconcelos (MDB-PE) e Esperidião Amin (PP-SC). Em sentido inverso, a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e o senador Aécio Neves (PSDB-MG) encerram seus mandatos na Casa revisora e foram eleitos para a Câmara, onde exercerão novo mandato a partir de janeiro.

Bancadas por partido
Com a nova composição o PMDB terá 11 senadores na Casa, enquanto o PSDB terá oito. O terceiro lugar ficará com o PSD e o DEM, cada qual com sete senadores. O PT e o PP terão, cada um, seis parlamentares em sua bancada.

O Podemos e a Rede terão, cada um, bancadas de cinco parlamentares. O PDT e o PSL, quatro. O PTB terá três senadores. Enquanto os partidos PHS, PPS, PR e PSB terão, cada um, dois integrantes. Conseguiram eleger apenas um senador, cada, as siglas Pros, PSC, PTC e SDD.

Outros 27 senadores que estão na metade dos seus mandatos, continuam na Casa. Dentre estes, FernaNdo Collor (PTC-AL), Tasso Jereissatti (PSDB-CE), Rose de Freitas (Podemos- ES) e Romário (Podemos-RJ). Este último perdeu a eleição para governador do Rio de Janeiro, mas ainda tem quatro anos de mandato na Casa legislativa.

(Fonte: Rede Brasil Atual)

Com a Palavra

Entidades e Empresas

Entidades

Notícias sobre entidades filiadas e parceiras da CNM/CUT:

Empresas

Informações sobre as empresas em que a CNM/CUT constrói uma organização nacional dos trabalhadores:

CNM/CUT por e-mail

Receba informações da CNM/CUT diretamente em seu e-mail:

Enviando...
Email cadastrado com sucesso!

Redes e blogs

Cálculos

Calcule reajustes salariais e o tempo que falta para sua aposentadoria:

Publicações

Folha Metalúrgica - Porto Alegre

Folha Metalúrgica - Porto Alegre - Edição Nº 336
30 de Oct / 2017

CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgicos
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP (55) 11 4122-7700 cnmcut@cnmcut.org.br
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP

Saiba como chegar a CNM/CUT


(55) 11 4122-7700