SEX, 06 de fev / 2009

Nokia Siemens: crescimento de tráfego elevará demanda

A fabricante de equipamentos para telecomunicações Nokia Siemens Networks anunciou na quinta-feira que vê uma alta no tráfego de dados e que isso deve reforçar a demanda por novos equipamentos para redes em um período no qual o mercado como um todo deve cair, no final de 2009.

O tráfego de dados nas redes das operadoras de telefonia móvel subiu em média em 470 por cento no ano passado, e algumas delas registraram altas de mais de 1.000 por cento, com o estímulo da adoção de placas de conexão sem fio em laptops, disse o diretor da Nokia Siemens para a área à Reuters.

A companhia informou que sua estimativa se baseia em dados de dezenas de operadoras.

"Devido ao alto tráfego, haverá necessidade de hardware", disse Marc Rouanne, diretor da unidade de acesso por rádio da Nokia Siemens, em entrevista à Reuters.

A Nokia Siemens e rivais como a Ericsson e a Alcatel-Lucent, sofreram nos últimos anos com a entrada no mercado de rivais como a asiática Huawei , com políticas de preços agressivas. A primeira grande vítima, a Nortel Networks, pediu proteção judicial contra falência no mês passado.

"Ninguém vende de graça, todo mundo está tocando seu negócio", disse Rouanne. "Não estou afirmando que ocasionalmente não vejamos empresas fazendo propostas tão baratas que poderemos decidir não participar, mas a maior parte de nosso negócio é um negócio normal."

Rouanne disse que, em termos gerais, a escala de financiamento ao cliente decresceu no setor.

"Nós vemos menos dessa prática do que era costume alguns anos atrás... mas ela continua a existir. Se é esse o fator que fará diferença, não conquistaremos contratos" disse ele.

Os fornecedores de equipamentos estão sofrendo este ano com os cortes de gastos de empresas e consumidores com a banda larga e a tecnologia sem fio, mas as companhias fortes com amplas reservas de caixa provavelmente se fortalecerão, o que conduzirá a um setor mais polarizado.

Para combater a tendência, a Nokia Siemens revelou na segunda-feira uma nova estação rádio-base que combina três tecnologias de rádio -- GSM, WCDMA e LTE -- em um sistema único, que permite que as operadoras de rede reduzam seus investimentos e custos de manutenção de redes diferentes.

Fonte: Reuters

Com a Palavra

Entidades e Empresas

Entidades

Notícias sobre entidades filiadas e parceiras da CNM/CUT:

Empresas

Informações sobre as empresas em que a CNM/CUT constrói uma organização nacional dos trabalhadores:

CNM/CUT por e-mail

Receba informações da CNM/CUT diretamente em seu e-mail:

Enviando...
Email cadastrado com sucesso!

Redes e blogs

Cálculos

Calcule reajustes salariais e o tempo que falta para sua aposentadoria:

Publicações

Folha Metalúrgica - Porto Alegre

Folha Metalúrgica - Porto Alegre - Edição Nº 336
30 de out / 2017

CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgicos
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP (55) 11 4122-7700 cnmcut@cnmcut.org.br
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP

Saiba como chegar a CNM/CUT


(55) 11 4122-7700