MENU

NOTA: CNM/CUT repudia invasão de policiais em reunião dos professores de Manaus

Publicado: 25 Julho, 2019 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT repudia veementemente a invasão dos policiais rodoviários federais em uma reunião de professores que organizavam manifestação contra Jair Bolsonaro, em Manaus, para esta quinta-feira (25).

De acordo com os representantes dos trabalhadores na educação, os policiais quiseram acompanhar o encontro na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Educação no Amazonas (Sinteam) e perguntaram quem liderava os atos sem explicar a motivação ou o embasamento legal da operação. Segundo o diretor do Sinteam Gilberto Ferreira, os soldados afirmaram que foram ao local a mando do Exército.

Esta violação não é apenas contra os professores e professoras, mas sim contra toda a democracia brasileira, que está cada vez mais fragilizada. A Constituição Federal garante liberdade sindical plena, ou seja, a liberdade de filiação sindical, a liberdade de criação de sindicatos, e a liberdade sobre sua gestão. Por isso, este é mais um episódio grave que ameaça à ordem constitucional democrática do país.

Os metalúrgicos e metalúrgicas da CUT se solidarizam com o Sindicato dos Trabalhadores da Educação no Amazonas e reafirmam seu compromisso com todos os movimentos sociais e sindicais que lutam pela garantia do direito democrático de organização popular.

Direção CNM/CUT