MENU

Nota de pesar: CNM/CUT lamenta morte do vice-presidente da CUT/SP

Publicado: 01 Abril, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Jordana Mercado/CUT-SP
Sebastião CardozoSebastião Cardozo
Sebastião Cardozo

Em nome de todos os sindicatos e federações estaduais que representa, a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) lamenta com enorme pesar a morte do vice-presidente da CUT/SP, o bancário Sebastião Geraldo Cardozo, aos 58 anos, vítima de infarto nesta sexta-feira (31).

Tião, como era conhecido entre nós, foi um militante incansável na luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora e das causas sociais em nosso país.

Natural de Icém, no interior paulista, ele residia em Araraquara, onde foi presidente do Sindicato dos Bancários por duas vezes (1987-1990 e 1993-1996). Sua atuação incansável em prol da categoria o conduziu à direção executiva da Federação dos Bancários da CUT no Estado de São Paulo, entidade da qual se tornou presidente em 2001.

Na CUT/SP, ocupou interinamente a presidência em 2009, para conduzir o congresso estadual da Central naquele ano, quando foi eleito secretário geral até 2012, cargo que ocupou por dois mandatos. Em 2015, assumiu a vice-presidência.

Para o companheiro Tião, não havia “tempo ruim” para lutar por justiça social no Brasil. Em todas as mobilizações de sua categoria e em todas as ações organizadas pela CUT, ele sempre estava atuando firmemente.

Sua disposição, ética e compromisso foi exemplo para as novas gerações de sindicalistas e para militantes dos movimentos sociais.

Ele nos deixou num período desafiador para a classe trabalhadora, cujos direitos que ele ajudou a conquistar, tanto como dirigente sindical bancário quanto da nossa Central no Estado, e que agora estão ameaçados pelo governo golpista de Michel Temer.

Mas, tenha certeza, companheiro Tião, que seguiremos lutando e defendendo a nossa classe incansavelmente, porque também carregamos as lições que você nos deixou.

À família, expressamos nossa total solidariedade.

Sebastião Cardozo, presente! A sua luta continua!

Paulo Cayres
Presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT)