Nota de Repúdio à detenção do companheiro Frei Sérgio, do MPA

Presidente da CNM/CUT condena detenção do líder rural feita pela polícia de Brasília a mando da Fiesp.

Publicado: 06 Abril, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) repudia com veemência mais uma arbitrariedade policial contra os movimentos populares, a mando da elite que só quer disseminar o ódio e transformar o Brasil em quintal dos detentores da riqueza mundial.

Na manhã desta quarta-feira (6), o companheiro Frei Sérgio Gorgen, do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) foi preso em Brasília, simplesmente por ter jogado no lixo panfletos da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) pró-impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

Quatro viaturas policiais foram acionadas para deter Frei Sérgio, que foi conduzido ao 5º DP da capital federal. O MPA, que havia registrado o episódio em vídeo, acionou advogados e, duas horas depois, o companheiro foi liberado.

A ação contra o militante do MPA demonstra, mais uma vez, que as forças policiais agem apenas a favor de entidades do grau da Fiesp, perniciosas à democracia, que atentam contra os direitos dos trabalhadores e querem calar a voz dos movimentos sociais.

A CNM/CUT se solidariza a Frei Sérgio e ao Movimento dos Pequenos Agricultores e conclama as entidades sindicais, do movimento social, estudantes, universidades, juristas e todos (as) brasileiros (as) comprometidos com a defesa do Estado de Direito a continuarem sua jornada pela democracia, denunciando ações espúrias como esta.

A Fiesp e a sua campanha infame contra o país e seu povo – para a qual estão gastando milhões e milhões de reais – não pode passar por cima de todos e todas para impor os seus interesses escusos.

A classe trabalhadora, os movimentos sociais e o povo brasileiro não vão pagar o pato e vão lutar até as últimas consequências para assegurar a democracia e a dignidade de toda a população. Golpistas não passarão!

Viva Frei Sérgio! Viva o MPA! Viva a Classe trabalhadora! Viva o Povo Brasileiro!

São Bernardo do Campo (SP), 6 de abril de 2016.

Paulo Cayres – presidente da CNM/CUT