MENU

Nota de solidariedade ao presidente da OAB, Felipe Santa Cruz

Publicado: 30 Julho, 2019 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Os metalúrgicos e metalúrgicas da CUT prestam sua solidariedade ao presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, diante das declarações de Jair Bolsonaro sobre o desaparecimento de seu pai Fernando Augusto Santa Cruz de Oliveira, no período da ditatura.

Em entrevista para a imprensa nesta segunda-feira (29), Bolsonaro afirmou: “Se o presidente da OAB quiser saber como é que o pai dele desapareceu no período militar, conto pra ele”.

Para a categoria metalúrgica, que na década de 1970 lutou pela redemocratização do país no período cruel da ditatura, é inaceitável que a instância política máxima no país declare abertamente esta crueldade. Mais uma vez Bolsonaro ataca os princípios básicos da democracia brasileira que tem como base a dignidade humana.   

Em menos de um ano de governo, Bolsonaro mostrou que utiliza de truculência e autoritarismo para intimidar as vozes contrárias ao seu mandato. E ele não irá calar aqueles que lutam por um país socialmente igualitário e economicamente viável. 

Temos que lembrar sempre daqueles que lutaram pela democracia no país para nunca mais repetir este período que perseguiu, torturou violentamente, matou milhares de brasileiros, representou atraso político e aumento da desigualdade social no Brasil.

Os metalúrgicos e metalúrgicas da CUT reafirmam mais uma vez seu compromisso com a democracia participativa, representativa e direta.

CNM/CUT