MENU

Nota oficial: CNM/CUT repudia ação da OAB contra greve dos bancários em Pernambuco

Entidade dos metalúrgicos condena ação do órgão dos advogados que quer inibir o direito de greve da categoria e pede a prisão da presidenta do Sindicato dos Bancários naquele estado.

Publicado: 29 Setembro, 2016 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Nota Oficial

 
--
 

Metalúrgicos (as) da CUT repudiam ato da direção da OAB-Pernambuco e se solidarizam com a categoria bancária

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) vem a público expressar o seu mais veemente repúdio à atitude da Seção de Pernambuco da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), de recorrer à Justiça para coibir o legítimo direito de greve dos bancários e, além de tudo, solicitar a prisão da presidente do Sindicato da categoria no Estado, Suzineide Rodrigues.

Para a CNM/CUT, a direção da OAB-PE – que deveria ser a guardiã e fiscalizadora do respeito às leis e à Constituição e tem uma longa tradição democrática – está dando um péssimo exemplo à Nação, ao tomar atitudes só comparáveis aos agentes de regimes de exceção. O direito de greve é assegurado na Constituição e lançar mão dele demonstra que o Estado Democrático de Direito é, acima de tudo, respeitado.

Nós, metalúrgicos e metalúrgicas da CUT de todo o Brasil, expressamos total solidariedade à companheira Suzineide, à direção do Sindicato e à categoria bancária e conclamamos a classe trabalhadora, a sociedade e também os advogados do Estado e de todo o País a demonstrarem o seu repúdio à ação patronal, imoral e ilegítima deflagrada pela OAB-PE.

Reiteramos nosso integral apoio à categoria bancária, que está legitimamente lutando por condições de trabalho e por salários decentes, enfrentando uma das mais perversas e poderosas vertentes da classe patronal, que é a dos banqueiros, cujos lucros nunca param de crescer.

Pelo respeito ao direito de greve! Pelo respeito à Constituição! Solidariedade aos bancários e as bancárias de Pernambuco e do Brasil! Só a luta nos garante!

São Bernardo do Campo (SP), 29 de setembro de 2016.

Paulo Cayres
Presidente da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT