MENU

Nova direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco toma posse

Publicado: 14 Agosto, 2017 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: Divulgação
- -
Nova direção do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco  

A nova diretoria que estará à frente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Pernambuco de 2017 a 2021 tomou possena última quinta-feira (10). O evento, que aconteceu no Clube dos Oficiais PM/CBM-PE, contou com presenças do ex-prefeito do Recife e ex-presidente do Sindicato, João Paulo, a vereadora Marília Arraes, a deputada estadual Teresa Leitão e o presidente do PT Pernambuco Bruno Ribeiro. Na ocasião, os 60 diretores e o presidente reeleito, o metalúrgico Henrique Gomes, reafirmaram o compromisso de luta com a categoria e com a classe trabalhadora, principalmente diante um cenário preocupante como a que o Brasil está enfrentando, com a retirada de direitos e ataques aos trabalhadores brasileiros.

O diretor da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Francisco Irailson Nunes Costa, também participou da posse. 

Durante toda a cerimônia, as lideranças sindicais e políticos falaram sobres as reformas trabalhista e previdenciária que acabam com conquistas históricas alcançadas através dos anos pelos trabalhadores. “A geração passada lutou arduamente para construir a CLT. Hoje, estamos vendo um desmonte histórico. Uma retirada de direitos que não pensamos ser possível, articulada por políticos que tentaram por quatro anos chegar ao poder e não conseguiram, tiveram que ir por meio de um golpe”, evidenciou Marília Arraes. “Mas vamos conseguir levar Lula novamente ao poder. Vamos trabalhar para isso.”

Já Bruno Ribeiro, presidente do PT em Pernambuco, lembrou que a questão é muito mais profunda. “Trata-se de uma luta de classes. Por trás, está o grande capital, do Brasil, estrangeiro... Mas também há a política. É preciso estarmos unidos para combater os ataques e garantir os direitos dos trabalhadores”, afirmou. Teresa Leitão, que também discursou sobre o assunto, ressaltou que, para fortalecer a luta, é preciso fazer um trabalho intenso nas bases. “E daí vem a importância dessa renovação da direção sindical, para também renovar o fôlego, levar informação para as bases, instruir os trabalhadores no chão das fábricas. É preciso conscientizá-los sobre os ataques que estão sofrendo, politizá-los para que juntos possamos enfrentar e sair vitoriosos dessa batalha”, frisou.

Henrique Gomes aproveitou a cerimônia para enaltecer o papel dos trabalhadores metalúrgicos que se despediram da direção do Sindicato. “Foram eles que nos ajudaram a tirar o Sindmetal de uma situação difícil e elevar a um patamar alto, se tornando referência dentro do Estado. Esses que estão saindo, deram a sua importante contribuição em prol do trabalhador e não podemos deixar passar essa noite sem o nosso real agradecimento”, disse. Para essa nova gestão, Henrique ainda reafirmou o compromisso em ampliar a luta ao abranger novas pautas, como ao criar a Secretaria das Mulheres, que terá à frente a metalúrgica Elizângela Valéria. “Trouxemos mais mulheres para direção, agora são seis dirigentes. A ideia é aumentar a representatividade e garantir que as demandas que existem no chão das fábricas sejam supridas pelo nosso Sindicato. Montamos uma direção com pessoas preparadas e, assim, vamos com mais força para cima daqueles que querem atacar os trabalhadores”, concluiu.

Noite de Festa
Diante de tanta luta e debates, a noite teve espaço para as comemorações, a começar por uma surpresa preparada para o presidente da CUT-PE, Carlos Veras, que no dia comemorava a idade nova. “Eu fico muito feliz de fazer parte de uma comemoração como essa, com pessoas que nós sabemos do compromisso com os trabalhadores e ainda mais dentro de um cenário tão difícil como este que estamos vivendo. É importante termos à frente de uma categoria tão grande no Estado pessoas honestas, dispostas a lutar, a ir para a rua e a resistir diante dos ataques. Só posso desejar sorte, força e união e dizer que a CUT estará lado a lado com os metalúrgicos pelos trabalhadores.”

Depois da cerimônia, a festa foi comandada pela Maximus Orquestra, e os presentes puderam brindar a nova diretoria e renovar as energias para continuar a representar os trabalhadores na luta por nenhum direito a menos.

(Fonte: Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Metalúrgicos de Pernambuco)