MENU

Novelis vai riscar Minas do mapa de negócios

Publicado: 12 Julho, 2006 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

A canadense Novelis, líder mundial em laminados de alumínio, presente em 11 países, quer vender todos os seus ativos de alumínio primário, mineração de bauxita e geração de energia elétrica no país para focar as atividades em somente laminação de chapas, concentradas no Estado de São Paulo.
Entre os empreendimentos colocados à venda, estão a planta fabril de Ouro Preto (ex-Alcan), na região Central de Minas Gerais, que inclui a jazida de bauxita, produção de alumina e de alumínio primário, além da Usina Risoleta Neves (Candonga) e mais oito Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs).

A Novelis ainda quer se desfazer da unidade de alumínio primário de Aratu, na Bahia, e de 25% da participação acionária na Petrocoque, em Cubatão (São Paulo). A unidade paulista é responsável pela produção de coque calcinado, reservas de bauxita e detém direitos de aproveitamento hidroelétricos na região. 'A empresa pretende vender suas operações de alumínio primário, mineração de bauxita e geração de energia no Brasil para alinhar sua atuação à estratégia mundial da companhia, cujo core business é a área de laminação de alumínio, ou seja, chapas e folhas de alumínio', confirmou o diretor de Relações Institucionais da Novelis, Cláudio Campos. Além disso, parte do valor obtido com as vendas será utilizada para reduzir a dívida da companhia.

Fonte: Diário do Comércio