MENU

Novidade: Airbus A380 faz hoje vôo de demonstração em São Paulo

Publicado: 10 Dezembro, 2007 - 08h00

Escrito por: CNM CUT

O avião gigante Airbus A380 chegou nesta segunda-feira ao Brasil. A aeronave posou no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), às 11h31. Segundo o consultor da Airbus no Brasil, Mário Sampaio, o avião será apresentado a empresários e autoridades, que realizarão ainda hoje um vôo local de duas horas no superjumbo.

A TAM foi a única companhia aérea a confirmar presença no vôo de demonstração. Gol, Varig e OceanAir também foram convidadas. Todas as aéreas brasileiras disseram que ainda não têm perspectivas de compra. Segundo a OceanAir, a empresa tem 28 aeronaves Airbus encomendadas, porém de modelos diferentes. Já a Gol não possui nenhum Airbus até agora. Sua frota de 77 aviões é da empresa Boeing.

De acordo com Sampaio, o A380 já fez a visita demonstrativa a 30 países. Antes de inaugurar comercialmente a aeronave, a Airbus também fez testes em vôos por todo o mundo. Em agosto, a fabricante européia fez uma viagem de demonstração por vários países da Ásia antes de fazer outro vôo experimental pelas Américas.

hspace=0hspace=0

Durante as viagens-testes, o A380 passou por boa parte do mundo, como Dubai, nos Emirados Árabes; Melbourne, na Austrália; Manila e Luzon, nas Filipinas; Bogotá, na Colômbia; Vancouver, no Canadá; e Osaka, no Japão são alguns exemplos.

O superjumbo fez seu primeiro vôo comercial no final de outubro. Após 18 meses de atraso, a companhia aérea Singapore Airlines realizou o trajeto Cingapura-Austrália com 455 passageiros a bordo.

O A380 decolará para o vôo de demonstração por volta das 15 horas. Os motores do aparelho, o Trent 900, são produzidos pela Rolls-Royce. O primeiro acionamento do Trent 900 aconteceu em março de 2003, e o motor foi certificado, conforme previsto, em outubro de 2004.

O primeiro vôo no A380 ocorreu em abril de 2005 e serviu como uma demonstração do baixo ruído do motor da Rolls-Royce.

hspace=0hspace=0

Fonte: Invertia e Agência Estado