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Número de veículos que passaram por recall cresceu 71% neste ano

Publicado: 31 Outubro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Segundo dados do Procon-SP, as 68 campanhas de recall de veículos que ocorreram este ano, até esta quarta-feira (29), já afetaram 941,7 mil unidades, quase 394 mil a mais que no mesmo período do ano passado – um acréscimo de 71%. Até outubro de 2013, foram 55 campanhas que afetaram quase 547,8 mil veículos.

O número de campanhas aumentou 24% na comparação entre 2013 e 2014 – entre janeiro e outubro de cada ano.

Problemas com airbag estão em primeiro lugar no ranking de motivos para recall. Só este ano, já foram 12 campanhas por esse motivo, que afetaram 186,5 mil consumidores. No mesmo período do ano passado, 10 campanhas afetaram 55 mil veículos.

A General Motors (GM), montadora que mais vende carros no Brasil, convocou seus consumidores brasileiros em 14 campanhas este ano, segundo os dados do Procon-SP. Em 2013, foram apenas cinco.

Globalmente, a GM, que fabrica e comercializa veículos com a marca Chevrolet no Brasil, passa por uma crise. No início deste ano, a marca convocou um recall global de 2,6 milhões de carros por um problema na ignição, que pode sair da posição e parar o veículo, desabilitando airbags. O problema está ligado a ao menos 29 mortes.

A Fiat, que, até outubro de 2013 convocou apenas um recall que afetou dois modelos da marca, este ano fez uma campanha que abrangeu 16 modelos com problemas no sistema de tração. O presidente, Cledorvino Belini, no entanto, não crê que isso afete a confiança dos consumidores.

“Acreditamos que a convocação de recall mostra ao consumidor a seriedade e responsabilidade da marca”, diz.

A Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) também vê a realização de recall de maneira positiva. Em nota, a associação afirma que “a prática reflete a atitude madura dos fabricantes de veículos, que sempre que necessário convocam seus consumidores para verificação de eventual não conformidade e respectiva solução”.

A associação afirma ainda que a indústria automobilística é pioneira na realização de campanhas de chamamento no mundo e no Brasil.

Para Andrea Arantes, assessora executiva do Procon-SP, o aumento do número de recalls pode ter duas vertentes: o maior cumprimento da legislação e a maior preocupação das empresas com o controle de qualidade.

“Ainda assim, não é o ideal. O recall visa minimizar os danos do consumidor, mas o ideal é que nenhum produto precise passar por isso”, diz.

(Fonte: Portal iG)