QUA, 07 de fev / 2018

O futuro do trabalho e democracia são temas prioritários para a CUT no FSM2018

O Fórum Social Mundial 2018 (FSM2018), que terá como tema “Resistir é criar, resistir é transformar”, já está com as inscrições abertas. Pela primeira vez, o evento que acontecerá de 13 a 17 de março, em Salvador, capital da Bahia, será realizado no Nordeste do Brasil.

A CUT participa do FSM, um contraponto ao Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, desde a primeira edição, realizada em 2001 em Porto Alegre, colaborando ativamente para a construção deste espaço que é marcado pelo pluralismo e pelo diálogo democrático de ideias e trocas de experiências e articulação de movimentos sociais, empreendimentos da economia solidária, redes, ONGs e outras organizações da sociedade civil.

Na edição deste ano, os eixos temáticos e as prioridades da CUT serão: 1) democracia e trabalho, 2) o futuro do trabalho, 3) produção de alimentos/soberania alimentar; e, 4) migrações. Para essas atividades, que serão realizadas na tenda da CUT, estão convidados Márcio Porchman, da Fundação Perseu Abramo; João Felício,da CSI; Vitor Baez, da CSA; o embaixador Celso Amorim, ex-ministro de Relações Exteriores; e Valter Sanches, da IndustriALL, entre outros.

A atividade sobre democracia será realizada no Estádio Arena Fonte Nova – são esperadas mais de 80 mil pessoas – e deverá contar com as presenças dos ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da ex-presidenta Dilma Rousseff; da ex-presidenta da Argentina Cristina Kirchner; e do ex-presidente uruguaio José Mujica, entre outros convidados.

Um dos destaques é o amplo debate que a CUT fará sobre o futuro do trabalho e os impactos das transformações na representação sindical. A Central vai discutir ações, propostas e encaminhamentos em prol da luta da classe trabalhadora ante os desafios impostos pelas novas relações laborais.

Antes mesmo da marcha de abertura oficial do FSM2018, que acontecerá em 13 de março, haverá diversas mobilizações. Nos dias 11 e 12, Salvador receberá o Fórum Mundial de Saúde e o Fórum Mundial Parlamentar. Também está sendo organizado, para logo após o FSM 2018, o Fórum Alternativo Mundial da Água que ocorrerá de 17 a 22 de março, em Brasília.

As principais atividades do FSM2018 serão realizadas no Campus Ondina, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde, entre outras estruturas, ficará a tenda da CUT Brasil, dos movimentos sociais e sindical. O espaço reunirá os principais debates de convergência, em um auditório com capacidade para até 300 pessoas, salas de apoio, sala de comunicação, estandes, entre outros.

(Fonte: CUT Nacional)

Entidades e Empresas

Entidades

Notícias sobre entidades filiadas e parceiras da CNM/CUT:

Empresas

Informações sobre as empresas em que a CNM/CUT constrói uma organização nacional dos trabalhadores:

CNM/CUT por e-mail

Receba informações da CNM/CUT diretamente em seu e-mail:

Enviando...
Email cadastrado com sucesso!

Redes e blogs

Cálculos

Calcule reajustes salariais e o tempo que falta para sua aposentadoria:

Publicações

Folha Metalúrgica - Porto Alegre

Folha Metalúrgica - Porto Alegre - Edição Nº 336
30 de out / 2017

CNM/CUT - Confederação Nacional dos Metalúrgicos
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP (55) 11 4122-7700 cnmcut@cnmcut.org.br
Av. Antártico, 480 - Jardim do Mar - CEP: 09726-150 - São Bernardo do Campo - SP

Saiba como chegar a CNM/CUT


(55) 11 4122-7700