MENU

Organização no local de trabalho é foco de intercâmbio de metalúrgicos gaúchos

Publicado: 28 Novembro, 2014 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

 

Crédito: Divulgação
Organização no local de trabalho é foco de intercâmbio de metalúrgicos gaúchosOrganização no local de trabalho é foco de intercâmbio de metalúrgicos gaúchos
Organização no local de trabalho foi foco de intercâmbio. Aqui, na portaria da Ford, no ABC

Terminou nesta quinta-feira (27) o intercâmbio de 22 dirigentes metalúrgicos do Rio Grande do Sul a entidades cutistas da categoria no estado de São Paulo, cujo principal objetivo foi o de conhecer de perto as experiências de organização dos trabalhadores no chão da fábrica.

Eles estiveram em Sorocaba, no interior paulista, onde, a exemplo de outras entidades cutistas da categoria, os metalúrgicos também têm sua organização focada em Comitês Sindicais de Empresa (CSEs). Lá, os gaúchos visitaram a fábrica de eletroeletrônicos Flextronics acompanhados pelo secretário geral do Sindicato e secretário da Juventude da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), Leandro Soares. Conheceram também a sede e o Clube de Campo da entidade e o projeto do Banco de Alimentos apoiado pelos metalúrgicos da cidade e que atende cerca de 18 mil pessoas de 109 entidades assistenciais, entre creches, orfanatos e asilos, entre outras.

O intercâmbio encerrou o curso de formação sindical feito pela Federação Estadual dos Metalúrgicos do Rio Grande do Sul, em parceria com a CNM/CUT, e um dos principais objetivos foi o de conhecer as experiências de organização sindical no chão da fábrica.

A atividade começou na segunda-feira (2) com um encontro com a direção da Confederação, na sede da entidade, em São Bernardo do Campo (SP), onde foram recebidos pelo presidente Paulo Cayres e que destacou a importância de trocas de experiências como essa para qualificar a ação sindical.

Crédito: Adonis Guerra
No ABC, com Rafael Marques (dir) e João CayresNo ABC, com Rafael Marques (dir) e João Cayres
No Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, com Rafael Marques (dir) e João Cayres


Ainda na segunda-feira, eles visitaram a autopeças Delga, em Diadema, onde se reuniram com o Comitê Sindical de Trabalhadores. Depois, acompanhada do secretário geral e de Relações Internacionais da CNM/CUT, João Cayres, a delegação visitou o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e conversou com o presidente da entidade, Rafael Marques, sobre a conjuntura política e a campanha salarial deste ano, entre outros assuntos.

Já na terça-feira, o grupo  participou do Programa de Formação ‘Trabalho e Cidadania’ do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que é realizado nas dependências da CNM/CUT. O curso é voltado aos metalúrgicos do ABC para conhecer a forma de organização e a história do da entidade. No acordo firmado entre o Sindicato e as empresas, o trabalhador é liberado um dia por ano para participar do curso.

No dia seguinte, acompanhados pelo presidente da CNM/CUT, Paulo Cayres, os 22 sindicalistas se uniram ao CSE da Ford, em São Bernardo do Campo, na porta da fábrica, para distribuir o jornal do Sindicato e conversar sobre as experiências de organização sindical naquela montadora. Depois, foram para a sede da CUT Nacional e se reuniram com o secretário geral Sérgio Nobre. Encerrando as atividades do dia, conheceram o Museu Afro-Brasil, na capital paulista.

Crédito: Divulgação
CUTCUT
Na CUT Nacional, delegação se reuniu com Sérgio Nobre

A delegação de metalúrgicos do Rio Grande do Sul foi composta por dirigentes dos sindicatos de Canoas, Canela, Cachoeirinha, Erechim, Horizontina, Porto Alegre e São Leopoldo.

(Fonte: Assessoria de Imprensa da CNM/CUT)