MENU

Organizações expressam sua solidariedade: #SomosTodosMetalúrgicos

CNM/CUT e a FEM-CUT/SP receberam inúmeras mensagens de apoio em função do ataque contra a sede das duas entidades na noite de quarta-feira (25).

Publicado: 27 Novembro, 2015 - 00h00

Escrito por: CNM CUT

Crédito: CNM/CUT
- -

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) e a Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT/SP (FEM-CUT/SP) estão recebendo inúmeras manifestações de solidariedade em função do atentado à sede das duas entidades, em São Bernardo do Campo (SP), praticado na noite de quarta-feira (25).

As mensagens, em sua maioria, são de entidades sindicais do Brasil e do Exterior, e repudiam a violência praticada. Sindicatos e Federações Estaduais de metalúrgicos de todas as regiões, organizações de diversas categorias e centrais sindicais, além de expressar apoio, lembraram que a democracia brasileira não pode conviver com a intolerância e a violência contra suas instituições.

De acordo com as imagens das câmeras de segurança instaladas no prédio, foram dois ataques, que partiram de uma picape de cabine dupla, que estava com as placas cobertas. Essas imagens já foram disponibilizadas à polícia de São Paulo, que está investigando o caso.

O caso também foi notícia em vários veículos de comunicação – em sua maioria progressistas e de entidades sindicais – e repercutiu nas redes sociais.

Em nota oficial divulgada no final da manhã de ontem (26), os presidentes das duas entidades, Paulo Cayres (CNM/CUT) e Luiz Carlos da Silva Dias (FEM-CUT/SP) condenaram o ataque e disseram esperar apuração do crime e punição rigorosa dos responsáveis (confira aqui a íntegra da nota oficial).

Hoje, os dois sindicalistas agradeceram o apoio expressado em todas as mensagens enviadas e reiteraram que a Confederação e a Federação seguirão cumprindo sua missão, que é defender os interesses dos metalúrgicos e da classe trabalhadora e lutar para que o Brasil continue trilhando o caminho da justiça social.

Confira a seguir trechos de algumas notas

• "A IndustriALL se solidariza com os trabalhadores e expressa o seu veemente repúdio ao episódio de violência. Este ataque criminoso e covarde tem como objetivo intimidar os (as) metalúrgicos (as) da CUT, mas nada vai intimidar esta combativa categoria. Tenho certeza que a CNM/CUT continuará lutando firmemente por um Brasil melhor. "  (Fernando Lopes, secretário geral adjunto da IndustriALL Global Union)

“A direção da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (FETEMS) é totalmente solidária aos companheiros e companheiras da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT e da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT/SP (...). Não podemos aceitar os ataques que as nossas entidades de luta têm sofrido nos últimos tempos; isso é reflexo da intolerância ideológica e desrespeito a democracia constitucional que deveria imperar no nosso país. (...) #SomosTodosMetalúrgicos.”

• “Indignados, manifestamos nossa solidariedade aos companheiros e companheiras da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT e da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT/SP (...). É mais uma demonstração das ações de ódio, da intolerância e da intransigência que temos assistido nos últimos tempos. Atos típicos de covardes, que não aceitam as regras do jogo democrático, não respeitam as instituições e buscam disseminar a violência contra àqueles que representam a luta da classe trabalhadora por igualdade e por justiça social. Repudiamos o golpismo, o ódio, a violência, o retrocesso. Exigimos a apuração rigorosa e punição exemplar dos responsáveis. E gritamos a uma só voz: seguiremos na nossa luta! Fascistas não passarão!” (Lucineide Varjão, presidente da Confederação Nacional do Ramo Químico/CUT)

“A Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos (CNTM) e a Força Sindical repudiam veementemente o atentado contra a sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) e da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT/SP. (...) Desde já prestamos nossa total solidariedade e apoio aos companheiros da CUT. Não podemos aceitar que instituições democráticas e representativas da classe trabalhadora virem alvo de ataques covardes. No Brasil democrático, que conquistamos com muita luta, não há espaço para atitudes de intolerância e de violência. Esperamos, enfim, que os responsáveis por este ataque sejam identificados e punidos!” (Miguel Torres - presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos e da Força Sindical)

• “A UGT (União Geral dos Trabalhadores) condena, com veemência, o ataque à sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) e da Federação Estadual da CUT/SP (...). A tentativa de intimidar o movimento sindical nos une ainda mais. Todos os sindicatos filiados à UGT são solidários com os companheiros da CUT. Estamos à disposição das nossas coirmãs atingidas pela violência covarde para o que for necessário. No nosso Brasil democrático e progressista não há espaço para que entidades de trabalhadores sejam vítimas de intolerância. Confiamos que os autores dos atentados sejam identificados e punidos.” (Ricardo Patah – presidente da UGT)

• "Em nome de todo os sindicatos e federações filiados, a Central dos Sindicatos Brasileiros vem a público condenar o ataque feito à sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) e da Federação Estadual dos Metalúrgicos da CUT/SP (...). Ao longo de sua história, o Brasil já passou por este tipo de experiência, na qual setores reacionários atentavam contra as entidades sindicais e organizações progressistas, numa tentativa clara de intimidar e impedir a representação democrática do conjunto dos trabalhadores. Atos como esse demonstram a covardia, a intolerância e o retrocesso nos princípios fundamentais da liberdade de ação e pensamento, e são contrários às práticas e atitudes pautadas e garantidas pela democracia. Por isso a CSB presta sua total solidariedade às duas entidades e à CUT e condena veementemente o bárbaro ataque à instituição e a todo movimento sindical brasileiro." (Direção Naciona da Central dos Sindicatos Brasileiros) 

• “A CUT e as entidades sindicais CUTistas do Estado da Bahia, repudiam veementemente o ataque covarde e criminoso ocorrido na madrugada desta quinta-feira (26), contra a fachada da Federação dos Sindicatos Metalúrgicos da CUT/SP e da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (...). O ataque à sede da FEM-CNM,  nos mesmos moldes do atentado à sede do Instituto Lula, ocorrido em julho deste ano, deixa claro a proliferação do ódio e intolerância contra instituições representativas e democráticas que se consolidam por assegurar direitos de milhares de trabalhadores e lutam pela evolução do Estado Democrático de Direito (...). Registramos que essa intolerância e esse ódio não cala a nossa voz e não nos intimida. Mais do que nunca, é chegada a hora da unidade da nossa classe contra qualquer tipo de intolerância no Brasil. Exigimos apuração e intervenção imediata das autoridades para elucidação de mais esse ataque covarde e criminoso” (Cedro Silva, presidente, e Direção Estadual da Central Única dos Trabalhadores da Bahia)

“Nesta ocasião, a Escola Sindical 7 de Outubro manifesta solidariedade aos/às dirigentes e funcionários/as da CNM/CUT e da FEM/SP, especialmente, na pessoa de Paulo Cayres, presidente da CNM/CUT. Este episódio atípico e extremamente grave deve ser apurado seriamente pelas autoridades competentes. Assim como Paulo Cayres, esperamos que esse atentado não seja fruto da intolerância e do ódio contra instituições democráticas e representativas que lutam para assegurar a igualdade de direitos e justiça social. Lamentamos o ocorrido e nos somamos à defesa da construção de um Brasil democrático, com respeito às instituições representativas da classe trabalhadora e tolerância nas divergências político-ideológicas.” (Adilson Pereira dos Santos, coordenador geral da Escola Sindical 7 de Outubro - MG)

• “O atentado contra a sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) é um ato grave e covarde contra as/os trabalhadoras/es brasileiras/os e do mundo inteiro. A FIM-CISL Nazionale - que representa mais de 221 mil metalúrgicas/os na Itália – como se solidarizou e apoiou, desde a época da ditadura militar no Brasil, o caminho do sindicalismo metalúrgico liderado por Lula rumo à democracia e à liberdade sindical, expressa hoje sua amizade e solidariedade à CNM/CUT. Condena a violência fascista e pede das autoridades brasileiras uma investigação rápida e eficaz para apurar as responsabilidades materiais e políticas deste ato criminoso.” (Oficina Internacional da Federazione Italiana Metalmeccaninci/Confederazione Italiana Sindacati Lavoratori)

“(...) Os camponeses e camponesas do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) sentem-se também atacados e repudiam essa ação brutal. Não foi só a fachada de vidro da sede que foi destruída. Cada pedra lançada representa um ataque à democracia e à classe trabalhadora de nosso país. O MPA vem a público manifestar o repúdio a essa ação criminosa contra nossas irmãs e irmãos metalúrgicos, bem como exige que o fato seja apurado e os criminosos sejam punidos. No fortalecimento de nossa aliança entre trabalhadores do Campo e da Cidade o MPA se solidariza com a CNM/CUT. E que fique bem claro para os sujeitos que executaram e planejaram essa ação: mexeu com metalúrgico também mexeu com camponês.” (Direção Nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores)

"A United Steelworkers (USW) dos EUA e Canadá [sindicato dos metalúrgicos na indústria siderúrgica e do aço] condena o ataque à sede da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT, em meio a um clima crescente de violência de direita que visa enfraquecer o governo democraticamente eleito e os sindicatos que o apoiam." (direção da United Steelworkers)

(Fonte: Assessoria de Imprensa - CNM/CUT)